A influenciadora Franciane Andrade usou as suas redes sociais para denunciar um estupro que teria ocorrido durante o Jaguariúna Rodeo Festival, no interior de São Paulo, nos dias 26 e 27 de novembro.
Leia mais:
- Após Rodeio de Jaguariúna, influencer denuncia estupro: “Ninguém ajudou”
- Melody lança clipe para seu novo single, “Assalto Perigoso”
Após o relato de Francine, a organização do evento divulgou uma nota em que lamenta o ocorrido, afirma estar colaborando com as autoridades e em contato com a família da jovem para prestar “todo suporte necessário”. “Toda a operação do evento neste momento está voltada para o esclarecimento do episódio relatado por Franciane e para a busca de elementos que ajudem as autoridades policiais a encontrarem os responsáveis pelo ocorrido”, diz um trecho do comunicado.
De acordo com o rodeio, uma força tarefa está sendo organizada para analisar as imagens das 53 câmeras de segurança espalhadas pelo recinto do evento.
Leia mais:
- Duda Reis vai abrir instituição para ajudar mulheres vítimas de violência
- Ariana Grande e Kid Cudi anunciam o lançamento de parceria para sexta-feira
“O departamento jurídico do JRF e as autoridades competentes realizam uma operação de busca nos registros de imagem de todas as 53 câmeras espalhadas pelo recinto para que se possa reconstituir o episódio e identificar os culpados”, diz a nota.
Leia o comunicado completo:
Entenda a denúncia
Na última terça-feira (30), Franciane desabafou com os seus mais de 130 mil seguidores no Instagram sobre o que tinha ocorrido no rodeio. Na segunda-feira (29), a estudante começou a sentir dores muito fortes e resolveu ir ao hospital. Foi quando descobriu que tinha sido violentada.
“Não sei como contar isso aqui… Acabei de correr atrás de B.O., fui no IML em Mogi Guaçu, fiz um exame, a polícia constatou que houve estupro e não sabe me dizer se foi um, dois ou três [homens]”, contou Franciane.
A jovem disse que estava com os amigos na festa, mas não se lembra de tudo o que aconteceu. Aos policiais, contou que acordou em uma rotatória próximo ao local do evento. Ela também compartilhou o story de uma amiga que afirmava que algo havia sido colocado no copo da influencer.
“Não sei o que fazer, eu tenho que falar para os meus pais que fui estuprada. Que dor estou sentindo… inconsciente, sem ver quem era. Peço muito a ajuda de vocês, muito mesmo, Jaguariúna tem que se responsabilizar por isso. Paguei um dos camarotes mais caros para ter mais segurança e ninguém me ajudou. Nenhum segurança me ajudou, ninguém”, disse Franciane, enquanto chorava muito.
Jovem relata estupro em rodeio pic.twitter.com/csckzbb0be
— Só Mídias (@MidiasSo) December 1, 2021
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) disse que o caso foi registrado pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Mogi Guaçu (SP) e encaminhado para a Delegacia de Jaguariúna, onde será investigado.
A organização do Rodeio comunicou, em nota, que entrou em contato com Franciane para prestar todo o tipo de ajuda e suporte necessários – inclusive na investigação.
“Sem prejuízo do integral suporte à eles, a organização do Jaguariúna Rodeo Festival também está à disposição das autoridades para colaborar com a investigação do ocorrido. A propósito, já estão sendo analisadas as imagens e vídeos das diversas câmeras de segurança do festival”, diz o texto.