Nesta quarta-feira, 17 de janeiro, as principais plataformas de streaming decidiram tomar uma atitude contra o funk “Surubinha de Leve”, de Mc Diguinho, contendo letra que faz apologia ao estupro. Depois do Spotify, o Youtube também retirou o áudio oficial do ar.
Nas redes sociais, as pessoas já faziam campanhas há dias para que a faixa fosse banida das redes. O vídeo, que acumula 14,5 milhões de acessos desde sua postagem em 14 de dezembro, já não está mais disponível.
Apesar da rejeição, a música chegou a ficar em primeiro lugar da parada viral do Spotify. “O catálogo do Spotify é abastecido por centenas de milhares de gravadoras, artistas e distribuidoras em todo o mundo. Eles são devidamente avisados sobre nossas diretrizes e são responsáveis pelo conteúdo que entregam. Desta forma, informamos que contatamos a distribuidora da música ‘Só surubinha de leve’ a respeito do ocorrido, e fomos informados que a faixa será retirada da plataforma nas próximas horas, uma vez que o tema foi trazido à nossa atenção”, escreveu o Spotify em nota.