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Aplicativo TikTok planeja lançamento de própria plataforma de streaming de música; saiba mais

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Aplicativo TikTok
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A proprietária do aplicativo TikTok, a empresa chinesa ByteDance, planeja lançar um serviço pago de streaming de música para rivalizar com o Spotify e o Apple Music, de acordo com informações da Bloomberg.

A plataforma será voltada principalmente para usuários em mercados emergentes, onde os principais serviços de streaming ainda não foram dimensionados, e pode ser lançada a partir de setembro de 2019 “em vários territórios”.

A matéria da Bloomberg também afirma que a ByteDance já assinou acordos para a plataforma com duas das maiores gravadoras da Índia, a T-Series e a Times Music.

O novo aplicativo, ainda sem nome, incluirá um catálogo de músicas disponíveis sob demanda, além de vídeo, e ‘não é uma cópia’ do Spotify ou da Apple Music, de acordo com informações. O aplicativo já foi demonstrado para muitos executivos da indústria da música, segundo o portal.

Os planos de ByteDance para um serviço pago foram previamente reportados pelo South China Morning Post em abril, mas a história não mencionou o momento de seu lançamento ou os acordos de direitos.

Embora o ByteDance tenha garantido os direitos dos gostos da T-Series e da Times Music, ainda está para fechar acordos com a Universal Music, Warner Music e Sony Music.

Os três maiores grupos musicais querem mais dinheiro para a música tocada no TikTok e no aplicativo equivalente chinês Douyin, com um relatório em abril afirmando que as três empresas poderiam potencialmente extrair seus catálogos dos aplicativos se nenhum progresso for feito antes da expiração de seus aplicativos.

Os dois aplicativos, Tiktok e Douyin, foram baixados mais de 500 milhões de vezes e se tornaram dois dos aplicativos mais influentes da indústria da música contemporânea. A música número 1 do mundo no mês passado, “Old Town Road”, se tornou popular nos vídeos do TikTok, por exemplo. Atualmente, a música possui mais de 151 milhões de views no YouTube.

 

 

De acordo com a Bloomberg, as gravadoras Universal, Warner e Sony Music “não garantem os direitos do [novo] serviço pago de música sem separar os direitos do TikTok”.

Em fevereiro de 2019, a TikTok havia garantido mais de 1 bilhão de downloads em todo o mundo por meio da App Store e do Google Play, incluindo suas versões lite e variações regionais. Aproximadamente 663 milhões de downloads do TikTok ocorreram somente em 2018.

A ByteDance foi fundada pelo engenheiro de software Zhang Yiming em 2012 e está avaliada em cerca de US$ 75 bilhões.

O aplicativo TikTok é uma plataforma de vídeo móvel e transmissão de vídeo ao vivo com sede em Los Angeles, com escritórios em Londres, Tóquio, Seul, Xangai, Pequim, Cingapura, Jacarta, Mumbai e Moscou.

A ByteDance adquiriu o aplicativo de karaokê Musical.ly em novembro de 2017 para um preço superior a US$ 800 milhões, para logo em seguida tornar-se o ‘TikTok’.

Em fevereiro, publicamos aqui no MM que o aplicativo TikTok cresceu 275% em número de downloads no último ano e que estava começando a ser utilizado por artistas para ações estratégicas.

Confira aqui as ações já realizadas nesse aplicativo e como ele pode se tornar ainda mais, uma potência na música, principalmente no Brasil.

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