Android e iPhone (iOS), a ferramenta desenvolvida pela chinesa ByteDance também começou a testar anúncios nos conteúdos publicados a partir do dia 26 de janeiro.
Lopez tinha uma estratégia: fazer com que os fãs se empolgassem com “World of Dance”, o programa da NBC para o qual ela é jurada. A terceira temporada de “World of Dance” estreia na próxima terça-feira, 26 de fevereiro.
A reação tem sido enorme, de acordo com o TikTok – com cerca de 110 milhões de visualizações de vídeos com o #WODChallenge em pouco mais de 24 horas. A conta de Lopez no TikTok (@jlo) tem atualmente 2.000 seguidores.
Outros artistas que estão no TikTok incluem: Cardi B, Vanessa Hudgens, Jason Derulo, Rita Ora, Lil Yachty, Halsey, Mashmello e Nick Jonas.
O TikTok não compartilha números sobre quantos usuários ativos ele possui. Depois que o ByteDance comprou o aplicativo que era o antigo Musical.ly, migrou os usuários para a plataforma TikTok em novembro de 2017.
Atualmente, o TikTok tem cerca de 266 milhões de usuários ativos mensais em todo o mundo (excluindo as lojas Android de terceiros na China, que então, somariam 500 milhões de usuários), de acordo com a empresa de pesquisa Apptopia. Isso inclui cerca de 40 milhões de usuários nos EUA; em certo momento Musical.ly alegou ter mais de 100 milhões de usuários mensais ativos.
A promoção de “World of Dance” de J. Lo vem depois que outro programa da NBC tocou no TikTok: Jimmy Fallon usou o aplicativo para lançar um novo segmento de “desafios” no “The Tonight Show”. (Segundo as empresas, não há relação comercial entre a TikTok e NBCUniversal.)
Por enquanto, o TikTok continua no modo de pré-receita, embora recentemente tenha começado a testar os formatos de anúncios, de acordo com o TechCrunch.
A receita do TikTok registrou um aumento de 253% – mais que o dobro do mesmo período de 2017 –, refletido nos US$ 6 milhões (cerca de R$ 22,3 milhões) gastos dentro da plataforma. Atualmente, o objetivo é expandir as oportunidades de lucro com anúncios.
Contudo, a plataforma enfrenta desafios para lidar com conteúdos sensíveis e violentos ou que propaguem fake news, tendo em vista que o público é majoritariamente jovem.
Mas, sem dúvidas, uma plataforma que tem potencial para crescer ainda mais e ser mais um ponto estratégico para artistas no Brasil.
A projeção pra quem dialoga com estratégias no meio musical é ficar atento às movimentações desse aplicativo.