O novo filme do cineasta Pedro Almodóvar, “O Quarto Ao Lado” (The Room Next Door), ganhou data de estreia no Brasil. Ele será exibido em sessão de gala no Festival do Rio, que ocorre entre os dias 3 e 13 de outubro, e chegará ao circuito comercial no dia 24 de outubro no país. Ele está sendo distribuído pela Warner Bros. Pictures.
Leia mais:
- Público fica 18 minutos aplaudindo filme de Pedro Almodóvar em Veneza
- Pedro Almodóvar defende eutanásia no Festival de Veneza
- Competição de palmas: os 7 filmes aplaudidos por mais tempo no Festival de Veneza
“O Quarto Ao Lado” ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza, onde foi aplaudido por 18 minutos consecutivos em sua primeira exibição. O filme trata de eutanásia. Na história, Martha (Tilda Swinton) é diagnosticada com uma doença terminal e decide dar fim em sua vida. Para ajudá-la, convoca uma amiga de juventude, de quem está afastada há anos, Ingrid (Julianne Moore).
“Deveria existir a possibilidade de eutanásia em todo o mundo. Ela deveria ser regularizada, e um médico deveria ter permissão para ajudar seu paciente. Esse filme é a favor da eutanásia. É algo que admiramos na personagem de Tilda: ela decide que se livrar do câncer só pode ser feito tomando a decisão que ela toma. ‘Se eu chegar lá antes, o câncer não me vencerá’, ela diz. E então ela encontra uma maneira de atingir seu objetivo com a ajuda de sua amiga, mas elas têm que se comportar como se fossem criminosas”, Pedro Almodóvar defende, em coletiva de imprensa realizada no festival italiano.
Almodóvar cotado ao Oscar
O longa-metragem constrói sua história pelo circuito de festivais. Depois do prêmio máximo em Veneza, foi exibido no Festival de Toronto e passará ainda pelos festivais de Nova York, do Havaí e de Londres. “O Quarto ao Lado” já aparece como favorito na lista de indicações aos Oscars de melhor filme, melhor atriz coadjuvante e melhor roteiro adaptado.
Pedro Almodóvar já foi indicado a dois Oscars e venceu o de melhor roteiro original por “Fale Com Ela” em 2003.