Foto: Caspar Camille/Unsplash
in

Apagão Twitch: streamers brasileiros anunciam greve; entenda

Programado para o dia 23 de agosto, o “apagão” se configura como uma greve em que os streamers não farão lives e que usuários não assistirão às transmissões.

A comunidade de streamers da Twitch no Brasil organizou um movimento intitulado “Apagão da Twitch” para chamar atenção sobre a polêmica da diminuição dos pagamentos na plataforma. O grupo pede mais transparência dos dados da Amazon e pagamentos justos aos criadores de conteúdo. Programado para o dia 23 de agosto, o “apagão” se configura como uma greve em que os streamers não farão lives e que usuários não assistirão às transmissões.

As insatisfações dos criadores de conteúdo começaram quando a Twitch aplicou o preço regional em subs e bits no Brasil, no final de julho deste ano. Com isso, as inscrições começaram a ser cobradas em reais e ficaram mais baratas, porém os streamers passaram a receber menos dinheiro para cada usuários inscrito no canal.

Leia mais:

De acordo com a empresa, em comparação com os três meses anteriores ao início dos preços de inscrição mais baixos, o número de presentes aumentou cinco vezes. A Twitch afirma que agora, mais criadores estão lucrando com inscrições e, em geral, mais espectadores estão dando apoio aos seus canais favoritos.

A questão para o grupo de streamers que está apoiando o movimento “Apagão Twitch” é que a plataforma não alterou o repasse de 50% nem o imposto de 30% que eles deveriam pagar pelas inscrições. Com o valor antigo dos subs em dólares, os canais menores conseguiam ter alguma renda maior no final do mês. Porém, com o preço em reais, isso deixou de ser uma possibilidade para os brasileiros.

 

Escrito por Rafa Ventura

Chega ao fim casamento de Dennis DJ e Bárbara Falcão após 13 anos

Fãs do BTS cobram performance no VMA 2021

Fãs do BTS cobram performance no VMA 2021