in ,

Pioneiro do trap latino, Anuel AA lança o álbum duplo “Emmanuel” recheado de participações

O rapper porto-riquenho Anuel AA está lançando o segundo álbum, "Emmanuel" (Foto: Carlos Perez)
O rapper porto-riquenho Anuel AA está lançando o segundo álbum, "Emmanuel" (Foto: Carlos Perez)

A sensação porto-riquenha Anuel AA lançou seu segundo trabalho, Emmanuel, nesta sexta-feira (29/5). Após uma sequência de singles, chegou a vez do pioneiro do trap latino soltar um álbum duplo que aposta em diversos estilos, sem deixar de lado o solar reggaeton que conquistou o mundo.

Anuel AA é a verdadeira face do trap“, disse certa vez o astro latino Ozuna. E com este lançamento, o artista deixa claro que vem para buscar seu lugar na vanguarda da música pop global.

Você conhece a história de Anuel AA? Saiba um pouco mais sobre sua trajetória e ouça o novo trabalho na sequência:

O rapper porto-riquenho Anuel AA está lançando o segundo álbum, "Emmanuel" (Foto: Carlos Perez)
O rapper porto-riquenho Anuel AA está lançando o segundo álbum, “Emmanuel” (Foto: Carlos Perez)

As origens

Emmanuel Gazmey Santiago (nome de batismo do cantor) nasceu na cidade porto-riquenha de Carolina em 26 de novembro de 1992. A infância do pequeno Emmanuel não teve nada a ver com o universo bruto cheio de armas, drogas e sexo que tanto recriminam em suas canções.

Entretanto, o filho do empresário José Gazmey, vice-presidente da Sony Music em Porto Rico há anos, frequentou boas escolas em sua cidade e chegou a estudar piano em um conservatório. Aos 14 anos começou a gravar suas primeiras músicas tendo o rapper norte-americano Tupac Shakur (1971 – 1996) como inspiração.

Mas apenas em 2010 começou a lançá-las na internet e a repercussão atraiu o rapper norte-americano Rick Ross. Graças a ele, Anuel AA assinou contrato com a divisão latina do Maybach Music Group, onde permaneceu até 2017. Contudo, um acontecimento marcaria em definitivo a trajetória do jovem.

Recluso, mas com a mente livre

Em abril de 2016, a polícia de Porto Rico prendeu Anuel AA e dois amigos na saída da boate Tabaco & Ron, em Guaynabo. A acusação: posse ilegal de armas de fogo. De fato, foram encontrados no carro três pistolas (uma delas era roubada), nove carregadores e 152 balas.

Condenado a dois anos de reclusão, o cantor teve a pena reduzida para dez meses por boa conduta. Por outro lado, a popularidade aumentou consideravelmente neste período. Pois Anuel AA seguiu participando de produções de astros como Bad Bunny e J Balvin, enviando sua voz nas canções por um telefone público.

Ao não permanecer em silêncio no período em que esteve “fora de circulação”, o rapper seguiu escrevendo letras e, novamente, gravou os vocais de seu primeiro álbum, Real Hasta La Muerte, por telefone.

Saiu (a sentença de liberdade e o primeiro disco)

17 de julho de 2018 marca o fim da reclusão de Annuel AA, bem como o lançamento de seu álbum de estreia. Como resultado, a mídia demonstrou interesse no trabalho do rapper, que por sua vez dizia “não saber dar entrevistas”. Real Hasta La Muerte vinha com 12 faixas e colaborações com nomes como Ozuna e Zion.

Por consequência, a revista norte-americana Rolling Stone o incluiu em sua lista de Melhores Álbuns Latinos de 2018, observando que o artista “demonstra impressionantes instintos pop“, bem como sintetizou: “Como Anuel mantém um pé no trap, ele também está mira o mainstream do pop latino“.

Em novembro de 2019, o Latin American Music Awards consagrou Anuel AA como o grande vencedor da noite. O cantor levou cinco estatuetas para casa – “Artista do Ano”, “Artista Masculino Favorito”, “Álbum Favorito – Urbano”, “Álbum Favorito – Urbano” e “Álbum do Ano” por Real Hasta La Muerte – e se consolidou como um fenômeno da nova geração musical latina.

Emmanuel

A capa de "Emmanuel", segundo álbum de Anuel AA, que chega nesta sexta-feira (27) às plataformas digitais (Foto: Divulgação)
A capa de “Emmanuel”, segundo álbum de Anuel AA, que chega nesta sexta-feira (27) às plataformas digitais (Foto: Divulgação)

Depois de diversos singles nos últimos meses, Anuel AA entrega ao público Emmanuel, segundo trabalho de inéditas. Mas, como não poderia deixar de ser, a lista de participações é extensa: a noiva Karol G, Lil Wayne, Daddy Yankee, J Balvin, Bad Bunny, Ozuna, Mariah, Tego Calderón, Farruko & Zion, Kendo Kaponi, Yandel e Ñengo Flow. Até Travis Baker (blink-182) participa de uma releitura de um clássico de Bob Marley.

Inicialmente, o álbum duplo seria lançado em abril. Porém, a pandemia do novo coronavírus no mundo prejudicou a programação. Em recente entrevista à Billboard, Anuel explicou o significado do projeto. “É o meu nome e significa ‘Deus conosco’. Eu queria que o álbum tivesse essa boa vibração. É a minha vida, transformada em música.”

O primeiro single chama-se “Futbol y Rumba” e conta com a parceria de outro astro latino: Enrique Iglesias. O videoclipe também já está disponível e tem diversas participações como Anitta, bem como jogadores de futebol famosos mundialmente como Suarez, Sergio Ramos e Messi.

Ouça a playlist com todas as faixas de Emmanuel na ordem e na íntegra: