in ,

Antes importantes e históricas para o VMA, Madonna, Miley Cyrus e Katy Perry seguem ignoradas pela premiação


Todo ano parece ser a mesma coisa: o Video Music Awards divulga seus indicados e alguns artistas esnobados chamam a atenção por, mais uma vez, não estarem na lista.

Entre esses nomes, alguns se destacam por terem feito história e até ajudado ao VMA ser a premiação que é hoje: importante para a indústria fonográfica. Mas nem mesmo isso ajuda para que esses artistas tenham o reconhecimento da MTV com pelo menos uma indicação, até quando lançam clipes elogiadíssimos pelos críticos ao redor do mundo.

E em 2019, isso é o que acontece com Madonna, Miley Cyrus e Katy Perry.

No caso de Katy Perry, sua relação com o VMA é algo até fraternal. A cantora não foi só um nome forte na premiação nas eras “Teenage Dream” e “Prism”, como também apresentou o VMA em 2017. Aliás, essa foi a última vez que ela recebeu indicações à premiação da MTV, mas só nas categorias técnicas. Ah, e ela não vence desde 2014.

Já com Miley Cyrus, o caso de negligência da MTV chega a ser bem gritante, já que a cantora protagonizou alguns dos momentos mais memoráveis e comentados da história do VMA, quando em 2013 se esfregou bastante em Robin Thicke em uma performance bem psicodélica.

Foi o ano da era “Bangerz”, em que Miley Cyrus foi indicada em várias categorias, mas só venceu mesmo em 2014, com “Wrecking Ball”, que venceu como o “Clipe do Ano”.

Já em 2015, Miley Cyrus ainda apresentou o Video Music Awards, em que ela protagonizou, junto com Nicki Minaj, outro momento bastante comentado da premiação, o famoso “Miley, What’s Good?”. Até hoje, a MTV aponta essa como uma das edições mais comentadas da história do VMA, um feito e tanto para Miley.

Com Madonna, o caso de negligência é ainda maior. A cantora esteve na primeira edição do Video Music Awards, lá nos idos anos de 1984, com uma performance até hoje icônica de “Like a Virgin” e que ajudou a chamar a atenção para a premiação.

De lá pra cá, foram outras inúmeras apresentações memoráveis, como “Vogue”, em 1990, e a história performance com Britney Spears e Christina Aguilera, em 2003, que resultou em um dos momentos mais lembrados e comentados da premiação da MTV: o beijo de Madonna nas outras duas cantoras.

Sempre presente na história da premiação de uma forma ou de outra, faz algum tempo que Madonna não volta pra casa com um dos cobiçados Astronautas de Prata. Para se ter uma ideia, a última vez que Madonna foi sequer indicada ao VMA foi em 2008, quando concorria em apenas uma categoria, “Melhor Coreografia”, pelo videoclipe de “4 Minutes”, sua parceria com Justin Timberlake.

Sua última vitória aconteceu em 1999, quando ganhou na categoria “Melhor Clipe de um Filme”, com “Beautiful Stranger”, sua música para o filme “Austin Powers: The Spy Who Shagged Me”.

Nem mesmo com os belíssimos videoclipes de sua atual era, para o álbum “Madame X”, foram suficientes para a MTV parar de esnobar Madonna em sua premiação, mas sempre que precisa, eles vão lá e fazem alguma homenagem a ela para tentar elevar a audiência e a importância do VMA.

Sem indicações para o próximo VMA, que acontece no dia 26 de agosto deste ano, o público segue ao menos esperançoso de ver alguma apresentação ao vivo de pelo menos uma dessas três artistas tão importantes para a premiação da MTV.