#Noticias

No aniversário do Google, relembre 25 doodles comemorativos criados para o Brasil

(Foto: Google)

Foi em 27 de setembro de 1998 que o Google entrou no ar pela primeira vez. No mesmo ano, os fundadores Larry Page e Sergey Brin decidiram brincar com o logo do site de buscas ao colocar um homem-palito em um dos ‘o’ do nome. E foi assim que a empresa iniciou uma tradição que permanece até hoje: os doodles, versões alternativas da marca que são colocadas na página inicial do buscador.

Em 20023, o Google comemora seus 25 anos de existência. (Foto: Google)

LEIA MAIS:

Para quem não sabe, os Doodles são as versões comemorativas do logo do Google que são exibidas na página principal do site. Atualmente, eles podem ser vídeos, desenhos, ilustrações e até jogos pensados de acordo com datas e eventos relevantes para a empresa.

Para celebrar os 25 anos de história, o Google separou 25 Doodles memoráveis que foram pensados exclusivamente para o público brasileiro. Veja a lista: 

1. 100º aniversário do bondinho do Pão de Açúcar

Em outubro de 2012, um doodle foi criado para comemorar o centenário de inauguração do famoso teleférico que liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca e ao Morro do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro.

2. 100º aniversário de “Pelo Telefone”

Em novembro de 2016, um doodle marcou os 100 anos de “Pelo Telefone”, o primeiro samba a ser gravado em estúdio. Para ilustrar, o compositor Donga (Ernesto dos Santos), o autor da música, foi desenhado para homenagear a gravação histórica, realizada em 1916.

3. Aniversário de Brasília

O aniversário da capital federal do Brasil foi comemorado em 2012 com um doodle especial: um desenho concebido pelo próprio Oscar Niemeyer, o arquiteto responsável pelo projeto de Brasília, em colaboração com seu neto Paulo Sérgio. Juntos, eles adaptam os desenhos originais de Niemeyer ao logotipo do Google.

4. Carlos Drummond de Andrade

Reconhecido como um dos maiores poetas brasileiros do século XX, o mineiro Carlos Drummond de Andrade teve sua vida e obra homenageadas com um doodle em seu 117º aniversário, em 2019.

5. Carnaval (2017)

O Carnaval, uma data crucial no calendário brasileiro, foi representado neste doodle de 2017, criado pelo brasileiro Pedro Vergani, que mostra a evolução das fantasias de Carnaval desde a década de 1910 até os dias de hoje.

6. Carolina Maria de Jesus

Em 2019, um doodle celebra a vida da escritora Carolina Maria de Jesus em seu 105º aniversário. Carolina registrou em seu diário a dura rotina de vida em uma favela de São Paulo, que posteriormente se tornou o best-seller mundial “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”.

7. Cebolinha e Mônica no Dia dos Namorados (2013)

Para celebrar o Dia dos Namorados em 2013, um doodle que apresentou um casal muito conhecido na memória afetiva dos brasileiros: Mônica e Cebolinha. A dupla de personagens presente nos quadrinhos de Mauricio de Sousa, que frequentemente protagonizava desentendimentos nas histórias, é retratada em um momento afetuoso, com a presença do coelho Sansão.

8. Chico Mendes

Em 2015, um doodle prestou homenagem à vida do seringueiro ativista ambiental e político Chico Mendes, no que seria o seu 71º aniversário. Assassinado em 1988, Chico deixou um legado de incansável luta pela preservação da Amazônia.

9. Chiquinha Gonzaga

A vida da compositora e instrumentista Francisca Edviges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga, foi celebrada com um doodle em 2018, no seu 171º aniversário. Nascida no Rio de Janeiro em 1847, em uma época em que as mulheres enfrentavam uma grande pressão social para se conformar com o papel de donas de casa, Chiquinha, aos 16 anos, recusou um casamento arranjado para seguir sua verdadeira paixão: a música.

Essa decisão rendeu inspiração para a rica contribuição musical, que inclui a famosa marcha de carnaval “Ó Abre Alas”, lançada em 1899, como um hino à liberdade que transcende as décadas.

10. Clarice Lispector

Em seu 98º aniversário, a escritora Clarice Lispector é homenageada com um doodle em 2018, uma bela colagem criada por sua neta, a artista Mariana Valente. Nascida na Ucrânia, Clarice veio para o Brasil aos 14 anos e é reconhecida como uma das escritoras mais proeminentes do século XX no nosso país.

11. Cláudia Celeste

Em 2022, a primeira atriz transgênero a aparecer em uma novela, Cláudia Celeste,foi homenageada através de um doodle. Cláudia foi tanto atriz quanto dançarina, e desempenhou um papel importante ao abrir portas para a comunidade LGBTQIA+ em uma época marcada por um profundo preconceito.

12. Copa do Mundo 2014

Em 2014, durante a Copa do Mundo foi realizada no Brasil. Por isso, uma equipe de artistas do Google foi deslocada para o país com o objetivo de vivenciar a empolgação do futebol e criar uma série de doodles para o evento.

13. Dona Militana

Em 2021, no que seria o seu 96º aniversário, a cantora e contadora de histórias Dona Militana foi celebrada com um doodle. Nascida como Militana Salustino do Nascimento, a potiguar teve seu talento reconhecido após os 60 anos, quando um folclorista divulgou seus trabalhos na década de 90. Apesar de sua carreira ter começado tardiamente, ela recebeu a Comenda Máxima Cultura Popular em 2005 pelo impacto que causou na cultura brasileira.

14. Eleições 2022

Um dos momentos cívicos mais significativos para o Google e para todos os brasileiros, as Eleições são celebradas por meio de doodles desde 2012. Neste doodle que marcou o primeiro e segundo turnos da eleição de 2022, a urna eletrônica, símbolo do processo eleitoral desde a sua introdução há 27 anos, foi colocada em destaque.

15. Enedina Alves Marques

Em 2023, Enedina Alves Marques é homenageada com um doodle no que seria o seu 110º aniversário. Nascida em 1913, ela foi a primeira mulher negra no Brasil a se formar em engenharia e a primeira mulher no estado do Paraná a se tornar engenheira.

16. Festa de São João

Esse doodle de 2011 foi criado para celebrar a festa mais aguardada do mês de junho no Brasil: a tradicional Festa de São João.

17. Heitor Villa-Lobos

Em 2012, a vida e obra do compositor, maestro, violoncelista, pianista e violonista brasileiro, Heitor Villa-Lobos, foram celebradas com um doodle no seu 125º aniversário.

18. Luiz Gonzaga

Em 2012, no centenário do pernambucano Luiz Gonzaga, um doodle prestou homenagem à vida do Rei do Baião, renomado cantor e compositor de inúmeros sucessos inesquecíveis como “Asa Branca” e “O Xote das Meninas”.

19. Maria Firmina dos Reis

Maria Firmina dos Reis, considerada a primeira romancista negra do Brasil, nasceu em 1822 em São Luís, Maranhão. Em 2019, em seu 194º aniversário, um doodle celebrou a vida e a obra desta notável mulher que protestou valentemente contra a escravidão em uma época em que poucos ousavam fazê-lo.

20. Milton Santos

A vida de Milton Santos, baiano que revolucionou o ensino da Geografia ao mostrar que essa disciplina vai além das características físicas da Terra, sendo também uma matéria de impacto social, é comemorada em um doodle publicado em 1º de outubro de 2018.

21. Olimpíadas 2016

Em outubro de 2009, o Brasil foi escolhido como a sede dos Jogos Olímpicos de 2016. O evento esportivo foi celebrado com um doodle que destaca a cidade do Rio de Janeiro.

22. Roberto Burle Marx

A obra do artista plástico e paisagista paulista Roberto Burle Marx foi festejada com um doodle em 2011, no seu 102º aniversário. Ele foi considerado o pioneiro na introdução do paisagismo modernista no Brasil, sendo um dos primeiros a incorporar plantas nativas em seus projetos.

23. Rosane Kaingang

Em 2022, a ativista indígena brasileira Rosane Mattos Kaingang teve sua história destacada com um doodle. Incansável defensora dos direitos dos povos originários, Rosane iniciou sua jornada na Eco 92. Ao longo dos anos, ela incentivou a organização política das mulheres indígenas e apoiou projetos e coordenou iniciativas de pesquisa sobre as condições de vida e violações dos direitos dos indígenas brasileiros.

24. Tarsila do Amaral

Em 2011, no seu 125º aniversário, a pintora Tarsila do Amaral foi homenageada com um doodle. Ela desempenhou um papel fundamental na formação do movimento estético antropofágico. Seu icônico quadro “Abaporu” inspirou o famoso Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade.

25. Tom Jobim

A obra e o legado do cantor, compositor, arranjador, músico e maestro carioca Tom Jobim foram destaques no doodle lançado em 2011, quando ele completaria 87 anos. Em sua carreira repleta de sucessos, Jobim é o autor da música brasileira mais regravada de todos os tempos: “Garota de Ipanema”, escrita em parceria com Vinicius de Moraes.

Esse são apenas alguns dos doodles criados para os brasileiros. Para quem não sabe, Google disponibiliza todas imagens comemorativas para que o público possa relembrar as homenagens já feitas pela empresa.

Destaques

#Geek

Em entrevista, Tom Holland conta que dá um Google no nome da namorada Zendaya para se certificar que ela está bem.

#Noticias

Mesmo sem lançar inéditas há dois anos, Harry Styles se destaca como o britânico mais rico até os 30 anos. Com uma carreira solo...

#Noticias

Nesta semana a Forbes listou os Top Creators de 2024 que, juntos, faturaram cerca de R$ 4 bilhões. Com base em análises de ganhos...

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile