Foto: reprodução - Instagram (@Anitta)
in ,

Anitta sofre ataques após divulgar fotos em terreiro de Candomblé

Cantora foi vítima de intolerância religiosa nesta terça-feira (14).

Após compartilhar fotos vestindo roupas tradicionais de Candomblé pela primeira vez em suas redes sociais, a cantora Anitta sofreu diversos ataques à sua fé, entrando para a triste e extensa lista de brasileiros que já foram vítimas de intolerância religiosa. Há oito anos a artista frequenta um terreiro localizado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Tá explicado essa fama toda“, escreveu um usuário. “Na hora da salvação vamos ver se o pai de santo dela vai vir salvar ela“, disse outro.

Foto: reprodução

Leia mais:

De acordo com dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), no primeiro semestre de 2020 as denúncias de casos relacionados à intolerância religiosa pelo Disque 100 aumentaram 41,2%, quando comparadas ao mesmo período de 2019.

Só no Estado de São Paulo, o número de denúncias registradas pela Ouvidoria da Secretaria Estadual da Justiça de São Paulo entre janeiro e julho deste ano cresceu 24,5%, em comparação com o mesmo período de 2020. A maior parcela das vítimas faz parte de religiões de matriz africanas, como o Candomblé e a Umbanda.

Na opinião de Hédio Silva Júnior, Coordenador Executivo do Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-brasileiras, o aumento de denúncias pode estar relacionado a dois fatores: o aumento da consciência de direitos entre as lideranças afro-religiosas e o atual cenário de intolerância na sociedade brasileira.

O que pode ser feito pela artista?

Anitta Pai de Santo Candomblé
Foto: Instagram @anitta

A Lei 9.459, de 1997, considera crime a prática de discriminação ou preconceito contra religiões. Sendo assim, Anitta pode processar os autores das mensagens de ódio em seu perfil no Instagram. Até o momento, a artista não se manifestou sobre o assunto, se irá ou não entrar na justiça contra os agressores.

Contudo, o simples ato de publicar uma foto ao lado de seu pai de santo num país tão preconceituoso e intolerante já é um grande feito, cujo impacto é perceptível quase imediatamente.

Escrito por Giovanni Oliveira

A Fazenda 13: como Sthe e Dynho serão avisados de que estão solteiros?

A Fazenda 13: Sthe e Dynho são eliminados na última roça!