in ,

Além de Anitta, relembre artistas que já se voltaram contra com suas gravadoras

Após reta final turbulenta, cantora anunciou nesta terça (4) o fim de uma parceria de 11 anos com a Warner

Ainda que tenham permanecido em seus selos, vários artistas já verbalizaram publicamente suas insatisfações. Fotos: Matt Winkelmeyer; Tim P. Whitby; Amy Sussman/Getty Images (uso autorizado POPline); Pam Martins

Fim do acordo entre Anitta e a Warner Music Group, sua agora ex-gravadora! Após polêmicas que se intensificaram nas últimas semanas a respeito de insatisfações da cantora com o fato de o selo não divulgar suas músicas, um fim formalizado da parceria de longa data veio a público nesta terça-feira (4). Agora, só se fala disso na internet e é válido destacar que a intérprete de “Envolver” não foi a única a se voltar contra sua gravadora após desavenças. O POPline trouxe para você um compilado de artistas que já vivenciaram o mesmo drama…

Foto: Rodrigo Varela/Getty Images (uso autorizado POPline)

LEIA MAIS:

Ludmilla e Warner

Além de Anitta, quem também parece já ter enfrentado problemas com a Warner é Ludmilla. Embora nunca tenha formalizado críticas à gravadora publicamente, em junho do ano passado a dona do “Numanice” instigou os fãs ao escrever nas redes sociais: “Se eu pudesse dar o papo pra Ludmilla de alguns anos atrás seria: não assina esse contrato!”. Mesmo sem se aprofundar, os fãs deram como certo que a cantora estivesse se referindo à Warner e cobraram uma maior divulgação dos trabalhos da artista por parte do selo.

Claudia Leitte e Roc Nation

Quando saiu a notícia de que Claudia Leitte faria parte do casting da gravadora de Jay-Z, os fãs ficaram em polvorosa com as fortes possibilidades de um avanço na carreira internacional da artista. No entanto, o álbum mais focado no mercado estrangeiro que fora prometido nunca chegou. A cantora de “Baldin de Gelo”, um dos singles licenciados pela Roc Nation, nunca fez alarde quanto ao rompimento, que segundo a assessoria dela teria acontecido em 2019.

Luísa Sonza e Universal Music

Há um mês, a dona do disco “DOCE 22” (2021) apareceu aos prantos no story do Instagram reportando que a Universal Music, sua antiga gravadora, havia a impedido de lançar um registro audiovisual de sua última turnê. A cantora, que agora é uma artista da Sony Music, compartilhou com os fãs que um de seus maiores sonhos era lançar um álbum ao vivo, no entanto, os planos de entregar ao público a gravação de um show da turnê “O Conto dos Dois Mundos” foi inviabilizado pelo selo.

Michael Jackson e Sony Music

O “Rei do pop” não ficou calado quando sentiu que a Sony Music não divulgou o disco “Invincible” (2001) da forma como deveria. Um ano à frente, ele voltou a criticar o selo, acusando seus executivos de racismo. “As gravadoras realmente conspiram contra os artistas – eles roubam, trapaceiam, fazem tudo o que podem. [Especialmente] contra os artistas negros”, protestou o artista à época.

LEIA MAIS:

Halsey e Capitol Records/Astralwerks

Alguns meses antes de lançar a versão deluxe do disco “If I Can’t Have Love, I Want Poder”, em maio do ano passado, Halsey protestou contra o fato de sua gravadora a impedir de lançar uma música que queria. Segundo a cantora, a divisão entre a Capitol Records e a Astralwerks só liberaria o lançamento se a faixa demonstrasse força através de virais e challenges no TikTok antes. Outra artista que já se queixou da mesma situação é Demi Lovato.

Backstreet Boys e Zomba Music Group

Na virada dos anos 2000, os músicos do Backstreet Boys enfrentaram problemas com a Zomba Music Group, selo com o qual haviam acabado de estender um acordo para lançar mais dois discos. Acontece que, à época, a gravadora teria começado a priorizar a carreira solo de Nick Carter e a utilizar alguns dos recursos da banda para potencializar a nova empreitada do cantor. O embate resultou em um processo de US$75 milhões do grupo contra a gravadora, em 2002.

Miley Cyrus e Hollywood Records

Alvo de polêmicas, o disco “Can’t Be Tamed” (2010) marcou a transição da personagem Hannah Montana para uma mulher que crescia e amadurecia aos olhos do público. A Hollywood Records, uma das gravadoras da Disney, no entanto, não teria ficado feliz com o projeto ‘ousado’ de Miley e comprou uma briga com a cantora na definição dos singles a serem trabalhados. Segundo os fãs, a faixa “Robot” é uma indireta à gravadora.

Além desses artistas, vários outros já se queixaram publicamente do trabalho de suas gravadoras e já até chegaram a romper o contrato, como aconteceu no recente caso de Anitta. Thiaguinho, Paula Fernandes, Johnny Cash, Prince, ‘N Sync, Destiny’s Child, TLC e Metallica foram alguns dos nomes.