Paulo Freire está sempre presente em discussões pedagógicas e agora, o “Patrono da Educação Brasileira”, como é conhecido o educador, também estará no cinema, com o ator Wagner Moura no papel principal do filme “Angicos”.
Leia mais:
- Filme com Wagner Moura é o mais visto da Netflix em 2022: veja ranking!
- Na Rio2C, Netflix revela o que busca em novos filmes e séries brasileiros
- Exclusivo: Sandy canta samba no filme “Evidências do Amor”
- Nus? Netflix divulga fotos de filme “hot” com Giovanna Lancellotti e Leandro Lima
Descrito como uma homenagem a Paulo Freire, que acreditava que a educação era uma forma de libertação capaz de transformar a sociedade, “Angicos” vai contar a história do experimento pedagógico que o educador realizou em 1963, na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte. No experimento, Paulo Freire alfabetizou cerca de 300 pessoas em apenas 40 horas.
Com consultoria da família de Paulo Freire, o roteiro do filme é assinado por Felipe Hirsch, que também assinou o roteiro de “Severina”.
Responsável por influenciar a educação brasileira e mundial, a cinebiografia de Paulo Freire, autor de “Pedagogia do Oprimido”, ainda não possui uma data de lançamento definida.
Wagner Moura em Hollywood
Antes de ser confirmado em “Angicos”, Wagner Moura aumentou sua presença nas produções de Hollywood nos últimos anos, sendo, inclusive, confirmado na série “Sr. e Sra. Smith”.
epois de estrelar “Narcos”, da Netflix, o brasileiro também garantiu seu lugar no elenco da série “Iluminadas”, da Apple TV+, onde contracena com Elizabeth Moss.
Wagner Moura também aparece no elenco de outra produção da Netflix: o filme “Agente Oculto”, estrelado por Ryan Gosling. Para o longa, o brasileiro foi convidado diretamente pelos diretores, os Irmãos Russo, que já conheciam o trabalho de Moura desde “Tropa de Elite”.
O papel de Wagner Moura em “Agente Oculto”, inclusive, exigiu que o ator perdesse 20kg.