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Análise aponta redes sociais como novos “estúdios” de música

Artigo do MiDiA Research aponta que a música gravada pode ser uma entidade dinâmica e em evolução moldada por comunidades nas redes sociais

Análise aponta rede sociais como "estúdios" de música
Foto: Unsplash

Se as redes sociais ajudaram a popularizar ferramentas para a criação audiovisual, uma nova tendência aponta o mesmo caminho para o áudio. Essa análise foi feita por Kriss Thakrar para o MiDiA Research que reúne diversos recursos que, mesmo que simples, estão gerando uma onda de criação musical de forma fácil e rápida.

O analista ressalta, por exemplo, o recurso do TikTok chamado Music Machine, uma ferramenta de produção MIDI baseada em loop dentro do aplicativo e que quase 700 milhões de usuários ativos podem ter acesso. Para ele, sua combinação com outros recursos do TikTok revela uma direção clara – “a mídia social está se tornando um estúdio social”.

A ascensão do conceito do “estúdio social”

“Fazer música está se tornando incorporado ao entretenimento a ponto de sua função principal se tornar uma proposta de entretenimento em si. As ferramentas de criação e os canais de consumo estão se tornando um e o mesmo. O estúdio social é a personificação de uma onda de comportamento prosumer (indivíduos que tanto consomem quanto produzem). As ferramentas do criador podem ser capazes de desenvolver recursos sociais por conta própria”, analisa Thakrar.

Em sua análise, Thakrar convida a reflexão sobre o número de visualizações de vídeos #duet no TikTok que está perto de 2 trilhões. Já que, embora muitos deles sejam meramente respostas a tendências, competições e influenciadores da dança; também há muitos que o usam como uma ferramenta criativa. Produtores como Kato on the Track podem colocar instrumentais no feed e ver uma abundância de cantores e rappers responderem com suas próprias letras e melodias originais. Em quase um instante, um produtor pode colaborar em escala de artistas que podem ganhar maior notoriedade na plataforma.

@katoproducerWho got the best Wii bars?? 🔥🔥🔥 #wii #viral #duetwithme #foryou #rap #freestyle♬ original sound – Kato On The Track

“Este processo está se tornando cada vez mais sofisticado. Tudo começou juntando vídeos no que é essencialmente multitracking audiovisual. Agora o TikTok está trazendo uma ferramenta de criação básica para a equação e haverá mais recursos por vir. Cantores já estão se tornando virais e assinando contratos com gravadoras fazendo duetos sobre batidas, acumulando milhões de visualizações e streams no processo. Agora é a hora de ver o que os criadores farão com este novo conjunto de ferramentas que lhes foi dado”, analisa Thakrar.

 

A próxima geração de produtores

As plataformas de mídia social estão se inclinando para recursos que facilitam a criação e a colaboração, que mais do que apenas compartilhar conteúdos e experiências, há uma tendência para criação em tempo real nas próprias plataformas, de acordo com Thakrar.

Para muitos consumidores mais jovens, essas plataformas serão sua primeira exposição à produção musical. Um “álbum comercial quente pode não ser o resultado”, mas a questão é que não precisa ser. “As pessoas estão simplesmente se divertindo fazendo música. Para aqueles que acabam explorando mais a produção musical, eles terão expectativas fundamentalmente diferentes da safra atual de produtores”, diz o analista.

@angryreactions#duet with @charlieputh Just because I felt like the first one didn’t get enough appreciation. #fyp♬ original sound – Charlie Puth

O futuro da produção musical

“Uma nova geração de produtores estará acostumada a colaborar e fazer música quase que instantaneamente. As empresas de ferramentas de criação não podem presumir que terão paciência para explorar os rigores da mixagem e masterização sozinhas. Plug-ins como Izotope’s Neutron e Focusrite’s FAST, bem como LANDR para masterização, resolvem isso tornando a produção musical rápida e fácil. No entanto, muitas dessas ferramentas ainda estão sendo projetadas fora das expectativas sociais, colaborativas e gamificadas de uma nova geração de produtores. Se as ferramentas do criador não atenderem a essas expectativas, talvez a mídia social o faça”, diz Thakrar.

A análise aponta que a música gravada não precisa ser um ponto final e pode ser uma entidade dinâmica e em evolução moldada por comunidades. A música está sendo feita, transformada e consumida como parte de um processo público neste novo mundo da produção musical. Com isso, um novo ciclo de feedbacks está surgindo. A criação de música está se tornando mais social e as redes sociais estão facilitando uma criação mais sofisticada. A oportunidade do “estúdio social” chegou e a convergência inevitável das ferramentas do criador e das redes sociais terá profundas implicações para todos na cadeia de valor na indústria da música.