As dinâmicas no mercado digital são cada vez mais rápidas e podem mudar a qualquer instante. Mas, se há uma rede social que soube encontrar o seu espaço nesse ecossistema com um público fiel e engajado, essa rede é o Twitter.
A plataforma divulgou recentemente uma série de análises sobre os modelos de comportamento do seu público que é exigente, atualizado e ativo; e que possui um engamento especial principalmente quando o assunto é música.
Para entender o que estimula o uso do Twitter pelas pessoas, identificar o valor que os usuários veem no serviço para o seu dia-a-dia e analisar o que eles têm em comum em termos de hábitos e atitudes, a plataforma trabalhou com a Kantar Media na elaboração de um estudo global em 23 mercados, incluindo o Brasil.
Foram entrevistados usuários do Twitter e populações online representativas em cada um desses mercados para viabilizar a realização de comparações e analisar melhor os diferenciais da audiência.
Neste estudo global, realizado em 23 mercados, eles buscaram entender melhor por que as pessoas vão ao Twitter para ver o que está acontecendo. Compreender o que torna a experiência do usuário única e especial na plataforma.
Veja os dados abaixo e para ver o estudo completo, clique aqui.
Em relação à experiência do usuário, os brasileiros adoram o Twitter porque as notícias circulam mais rápido (72%) e é possível acompanhar acontecimentos em tempo real (78%) e ver todos os lados de uma história (78%) – o que o torna altamente valioso.
A análise ainda considera os usuários do Twitter como ‘exploradores’ diante do perfil de consumo em comparação com a população online de maneira geral.
As pessoas também consideram o Twitter o lugar certo para aprender coisas valiosas (67% no Brasil) e encontrar informações que não tinham visto antes (74%)
As pessoas que usam o Twitter também adoram compartilhar: 86% dos usuários brasileiros dizem que costumam encontrar conteúdo interessante online (fotos, vídeos, artigos) e compartilham com amigos e familiares pessoalmente, mostrando-o pela tela do celular (versus 83% da população online do Brasil).
De acordo com o estudo, o Twitter é a plataforma que oferece aos usuários mais “valor” – isso porque eles estão mais conscientes e propensos a compartilhar. Com isso, as pessoas estão naturalmente recorrendo aos usuários do Twitter para pedir conselhos:
– 89% gosta de dar sua opinião sobre as coisas que conhece ou tem interesse (versus 86% da população online no Brasil)
– 80% deles afirmaram que seus amigos e familiares pedem conselhos quando estão pensando em comprar algo (versus 72% da população online no Brasil).
Isso é visto pelo estudo como uma forma de liderança natural e é por isso que as pessoas buscam e confiam em suas opiniões. Este é um fator chave de influência.
O estudo também destaca que os usuários interagem, debatem (83%) e fazem perguntas para as marcas. Além disso, também compartilham na plataforma a opinião de outros usuários sobre marcas (84%).
Twitter Engagement – Música
Música é uma das comunidades com maior grau de influência do Twitter.
Veja os highlights abaixo:
- Música é a segunda paixão mais tweetada do Brasil;
- 38% dos Trending Topics do 2018 no Brasil foram sobre música;
- 94% dos usuários dizem que ouvir música é parte da sua rotina semanal
- O estilo mais tweetado é o Pop com mais de 106 milhões de tweets sobre o gênero em 2018;
- Foram 32 milhões de tweets sobre o grupo BTS apenas em 2019.
Os cinco perfis mais tweetados do Brasil:
1º – Anitta
2º – Marília Mendonça
3º – Rihanna
4º – Pabllo Vittar
5º – Beyoncé
Receptividade
73% de todos os usuários seguem artistas no Twitter;
1 a cada 3 usuários segue contas não apenas dos artistas, mas também de fandoms (fãs-clubes).
Influência
18% dos usuários do Twitter dizem descobrir músicas mais cedo que o resto;
77% dos usuários que se dizem apaixonados por música, entram no Twitter todos os dias;
35,5% dos usuários vão a shows regularmente;
16% de todas as pessoas do Twitter vão a festivais de música;
73 mil Tweets de artistas em 2018 viraram 92 milhões de retweets.
Esse resultados apontam que o Twitter segue sendo uma rede social fonte de tendências e importante para estratégias musicais.
Para ver o estudo completo sobre música, clique aqui.