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Análise do Twitter aponta que 38% dos Trending Topics de 2018 no Brasil foram sobre música; entenda a influência da plataforma

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As dinâmicas no mercado digital são cada vez mais rápidas e podem mudar a qualquer instante. Mas, se há uma rede social que soube encontrar o seu espaço nesse ecossistema com um público fiel e engajado, essa rede é o Twitter.

A plataforma divulgou recentemente uma série de análises sobre os modelos de comportamento do seu público que é exigente, atualizado e ativo; e que possui um engamento especial principalmente quando o assunto é música.

Para entender o que estimula o uso do Twitter pelas pessoas, identificar o valor que os usuários veem no serviço para o seu dia-a-dia e analisar o que eles têm em comum em termos de hábitos e atitudes, a plataforma trabalhou com a Kantar Media na elaboração de um estudo global em 23 mercados, incluindo o Brasil.

Foram entrevistados usuários do Twitter e populações online representativas em cada um desses mercados para viabilizar a realização de comparações e analisar melhor os diferenciais da audiência.

Neste estudo global, realizado em 23 mercados, eles buscaram entender melhor por que as pessoas vão ao Twitter para ver o que está acontecendo. Compreender o que torna a experiência do usuário única e especial na plataforma. 

Veja os dados abaixo e para ver o estudo completo, clique aqui.

Em relação à experiência do usuário, os brasileiros adoram o Twitter porque as notícias circulam mais rápido (72%) e é possível acompanhar acontecimentos em tempo real (78%) e ver todos os lados de uma história (78%) – o que o torna altamente valioso.

Influência e receptividade da audiência do Twitter.

 

A análise ainda considera os usuários do Twitter como ‘exploradores’ diante do perfil de consumo em comparação com a população online de maneira geral.

As pessoas também consideram o Twitter o lugar certo para aprender coisas valiosas (67% no Brasil) e encontrar informações que não tinham visto antes (74%)

As pessoas que usam o Twitter também adoram compartilhar: 86% dos usuários brasileiros dizem que costumam encontrar conteúdo interessante online (fotos, vídeos, artigos) e compartilham com amigos e familiares pessoalmente, mostrando-o pela tela do celular (versus 83% da população online do Brasil).

 

Os usuários do Twitter experimentam as coisas primeiro.

 

De acordo com o estudo, o Twitter é a plataforma que oferece aos usuários mais “valor” – isso porque eles estão mais conscientes e propensos a compartilhar. Com isso, as pessoas estão naturalmente recorrendo aos usuários do Twitter para pedir conselhos:

 89% gosta de dar sua opinião sobre as coisas que conhece ou tem interesse (versus 86% da população online no Brasil)

 80% deles afirmaram que seus amigos e familiares pedem conselhos quando estão pensando em comprar algo  (versus 72% da população online no Brasil).

Isso é visto pelo estudo como uma forma de liderança natural e é por isso que as pessoas buscam e confiam em suas opiniões. Este é um fator chave de influência.

 

Usuários do Twitter lideram.

 O estudo também destaca que os usuários interagem, debatem (83%) e fazem perguntas para as marcas. Além disso, também compartilham na plataforma a opinião de outros usuários sobre marcas (84%).

Marcas possuem grande relevância.

 

Twitter Engagement – Música

Música é uma das comunidades com maior grau de influência do Twitter. 

Veja os highlights abaixo:

  • Música é a segunda paixão mais tweetada do Brasil;
  • 38% dos Trending Topics do 2018 no Brasil foram sobre música;
  • 94% dos usuários dizem que ouvir música é parte da sua rotina semanal
  • O estilo mais tweetado é o Pop com mais de 106 milhões de tweets sobre o gênero em 2018;
  • Foram 32 milhões de tweets sobre o grupo BTS apenas em 2019.

Os cinco perfis mais tweetados do Brasil:

1º – Anitta

2º – Marília Mendonça

3º – Rihanna

4º – Pabllo Vittar

5º – Beyoncé

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Receptividade

73% de todos os usuários seguem artistas no Twitter;

1 a cada 3 usuários segue contas não apenas dos artistas, mas também de fandoms (fãs-clubes).

 

Influência

18% dos usuários do Twitter dizem descobrir músicas mais cedo que o resto;

77% dos usuários que se dizem apaixonados por música, entram no Twitter todos os dias;

35,5% dos usuários vão a shows regularmente;

16% de todas as pessoas do Twitter vão a festivais de música;

73 mil Tweets de artistas em 2018 viraram 92 milhões de retweets.

 

Esse resultados apontam que o Twitter segue sendo uma rede social fonte de tendências e importante para estratégias musicais.

Para ver o estudo completo sobre música, clique aqui.

 

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