Anahí reivindicou o pioneirismo do reggaetón para o grupo RBD. Durante uma entrevista ainda inédita para um canal do YouTube, a cantora mexicana declarou: “fizemos duas músicas em reggaetón com o Luny Tunes [dupla de produtores], quando o movimento do reggaetón estava apenas começando. Realmente fomos pioneiros!”.
A declaração pode ser vista em um teaser da entrevista. Ela será disponibilizada na íntegra na noite desta quarta (23/9).
O Luny Tunes ao qual Anahí se refere é uma dupla da República Dominicana, considerada uma das mais influentes no reggaetón. O duo começou a carreira em 2002 e estourou em 2004 como produtor de “Gasolina” do Daddy Yankee.
(Foto: Divulgação)
O RBD trabalhou com o Luny Tunes pela primeira vez em 2006. A música “Lento”, cantada pelo grupo, entrou no álbum “Más Flow: Los Benjamins”, do Luny Tunes. A dupla também trabalhou com o sexteto no mesmo ano na faixa “Money Money”, do álbum em inglês “Rebels”.
Ouça as duas músicas:
Como surgiu o reggaetón?
Anahí exagera quando diz que o RBD foi pioneiro no reggaeton. O gênero musical deriva do dancehall (subgênero do reggae) e do hip-hop e circula desde os anos 1990, ainda que marginalizado.
O reggaeton chegou ao mainstream em 2002, com o álbum “El Abayarde” de Tego Calderón e se consagrou com “Gasolina” do Daddy Yankee. São os pioneiros. Mas, de fato, o RBD trabalhou com o gênero antes da explosão mundial – impulsionada muitos anos depois, sobretudo com “Despacito”, também de Daddy Yankee (com Luis Fonsi).