Foto: Reprodução Internet
in ,

Ana Maria volta atrás e se desculpa por falar sobre ‘racismo reverso’

O termo foi usado no “Mais Você” para falar sobre as desavenças de Lumena e Carla Diaz no “BBB 21”

Ana Maria Braga abriu o “Mais Você” desta terça-feira (2) com um pedido de desculpas. A apresentadora assumiu ao vivo no programa ter errado ao usar o termo “preconceito reverso“, durante comentário sobre as desavenças de Lumena e Carla Diaz no “BBB 21”: “Descobri uma coisa que não sabia“, declarou.

Foto: Reprodução Globoplay

“Ontem, depois do programa, eu li várias postagens nas redes sociais informando que eu havia feito um comentário equivocado. Foi quando mostramos a Lumena falando com o Fiuk sobre ‘branquitude’, se referindo a Carla Diaz“, começou Ana Maria.

A apresentadora explicou que “preconceito reverso” também pode ser entendido como “racismo reverso” e revelou ter ido atrás de informação após perceber que havia cometido um erro ao usar o termo. Você pode rever o trecho do “Mais Você” da última segunda-feira (1/03) clicando AQUI.

“Nesse momento usei a expressão preconceito reverso, entendido por muitos também como racismo reverso. Vieram muitas críticas e isso me impulsionou ir atrás da informação”.

“Muitos ativistas e pensadores da atualidade criticam o discurso do preconceito contra brancos, reforçando que a definição de racismo não se limita à cor da pele. Para esses estudiosos, racismo é um sistema de opressão e, para haver racismo, deve haver relações de poder. Negros não possuem poder institucional para serem racistas contra brancos“, continuou a apresentadora.

Na sequência, Ana Maria disse que existe uma certa “dificuldade que a sociedade ainda tem em lidar com essas questões”.

“Temos visto no BBB uma dificuldade na conversa e alguns conflitos estabelecidos em torno do tema, mas isso também é reflexo da dificuldade que a sociedade ainda tem em lidar com essas questões. Vamos debatendo, vamos aprendendo e chamando mais gente para essa conversa”.

E, por fim, pediu desculpas pelas palavras usadas: “Então, não faz sentido usar essa expressão. Eu peço desculpas e aproveito o que aconteceu como oportunidade para mais informação”.

A postura da apresentadora foi vista com bons olhos e muita gente se mostrou agradecida pelo gesto. Como foi o caso, por exemplo, do rapper Emicida.

Curtiu esta matéria? Clique aqui para ler mais conteúdos do Oh My God! by POPline. Tem listas, curiosidades, virais, celebs, k-pop, reality shows e muito mais sobre cultura pop!

Escrito por Carolina Stramasso

Piada maldosa sobre Taylor Swift

Joe Alwyn apoia a namorada Taylor Swift após piada sexista em série

Dancing on My Own emocionante

Na estreia do novo The Voice USA, participante arrasa cantando o hino “Dancing on My Own”