in , ,

No amor e no ódio: veja as músicas de Shakira que são dedicadas a Piqué

De “Me Enamoré” a “BZRP Music Sessions #53”, conheça as letras da artista que remetem ao ex

A expectativa é de que o próximo álbum de Shakira traga novas composições sobre o conturbado fim do casamento. Foto: Alex Pantling/Getty Images (uso autorizado POPline)

Na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, no amor e no ódio! Shakira abriu o ano de 2023 levando uma de suas músicas ao topo do Spotify Global, além de muitos outros feitos e números expressivos. Em “BZRP Music Sessions #53”, a cantora colombiana manda várias indiretas para o ex-marido, Gerard Piqué, que teria a traído múltiplas vezes. Ao longo do casamento de 11 anos, independentemente da narrativa, Shakira já dedicou algumas de suas canções a ele. Vamos conhecer e/ou relembrar essas músicas?

Foto: Frazer Harrison/Getty Images (uso autorizado POPline)

LEIA MAIS:

“23” (2014)

Uma Copa do Mundo após àquela em que conheceu Piqué, ocasião em que os dois se apaixonaram, Shakira colocou na praça o seu décimo álbum de estúdio, autointitulado. Em “23”, uma das faixas extraídas dele, ela está toda agradecida pelo ex-jogador de futebol ter aparecido em sua vida, após momentos de solidão e tormento.

Em um dos versos, ela diz: “Alguns anos atrás, eu estava solitária / Eu pensava que não havia Deus / Mas então você me olhou com seus olhos azuis / E o meu agnosticismo se transformou em pó”. A cantora já expôs em algumas entrevistas antigas o quão “caidinha” era pelos olhos azuis do ex-marido.

“Me Enamoré” (2017)

Na apaixonada “Me Enamoré”, que abre o disco “El Dorado” (2017), a cantora se entrega de corpo e alma ao (ex-)amado. “Com você eu teria dez filhos / Vamos começar com dois / Apenas te digo / Caso você queira praticar”, canta ela em um dos trechos. À época do lançamento da música, já eram nascidos os dois filhos do casal: os meninos Milan, de 9 anos e Sasha, de 7.

“Um mojito, dois mojitos / Olha que olhinhos lindos / Vou ficar mais um pouquinho”, volta ela a fazer referência aos olhos de Piqué, como em “23”.

A música em questão é tão explicitamente uma carta aberta de amor ao craque do futebol que ele até chega a aparecer no videoclipe, vivendo ao lado da artista alguns momentos bem apaixonados.

“La Bicicleta” (2017)

Nesta colaboração com o cantor Carlos Vives, que também faz parte do álbum “El Dorado” (2017), a estrela colombiana chega a pronunciar o nome do ex-marido. “Talvez algum dia vou mostrar ao Piqué o Tayrona / Depois ele não vai querer voltar à Barcelona”, canta Shak.

Tayrona, também chamada de Caribe colombiana, é uma região que fica próxima à cidade de Santa Marta, onde nasceu Carlos.

LEIA MAIS:

“Te Felicito” (2022)

Daqui em diante, acabou o amor! Nesta parceria com o cantor Rauw Alejandro, que abre os caminhos para uma nova era de Shakira, ela já começa a reportar os momentos finais de seu casamento com Gerard. Em “Te Felicito”, entregue ao público em abril de 2022, ela bate várias vezes na tecla de que o ex atua muito bem e que ela se sente enganada, apesar de ali já estar com os olhos bem abertos

“Eu parabenizo você, quão bem você atua / Disso não tenho dúvidas / Com o seu papel continua / Esse show combina com você”, canta ela. “Eu não suporto pessoas de duas caras / Eu colocava minhas mãos no fogo por você / E você me trata como mais um de seus desejos / Sua ferida não abriu minha pele, mas abriu meus olhos / Eu os tenho vermelhos de tanto chorar por você”, diz ela em outro fragmento.

Aqui, dá para ver o quanto Shakira estava farta da pilha de mentiras contadas pelo ex-marido, muito provavelmente envolvendo as traições cometidas por ele, o que dá a entender no trecho “E você me trata como mais um de seus desejos”.

“Monotonía” (2022)

Mais perto do fim do ano, a cantora colombiana entregou ao público “Monotonía”, uma colaboração com o rapper Ozuna. Na canção, ela fala sobre um amor que se perdeu, que já não tem mais a mesma graça de antes, que caiu na rotina e que se transformou em algo monótono.

“De repente você não era mais o mesmo / Você me deixou por causa do seu narcisismo”, expõe ela, apontando um “protagonismo” exacerbado de Piqué que acabou por prejudicar a relação.

Shak também referencia as traições do ex-marido quando diz “Você não deu nem metade / Mas eu sei que eu dei mais do que você / Estava correndo por alguém / Que por mim nem estava caminhando”.

“BZRP Music Sessions #53” (2023)

Sem papas na língua, aqui Shakira ‘hablou’ tudo mesmoooo! Ao lado do produtor argentino Bizarrap, ela se libertou e colocou pra fora tudo o que precisava e que vinha a atormentando. “Eu não volto com você, nem que você chore ou me implore / Eu entendi que não é minha culpa que eles te critiquem / Eu só faço música, desculpe por ter espirrado em você”, expõe ela, determinada e debochada.

“Você trocou uma Ferrari por um Twingo / Você trocou um Rolex por um Casio / […] / Ah, muita academia / Mas trabalhe um pouco o cérebro também”, diz ela, claramente se referindo às mulheres com as quais Piqué se envolveu estando com ela.

“Do amor ao ódio há um passo”, canta Shakira nessa última música citada, o que resume bem essa jornada romântica do casal. O que acharam da narrativa da cantora em suas letras?