Sem Simon Cowell, a nova temporada do American Idol tem muito a acertar para 2011. A primeira mudança já foi anunciada: a idade mínima para as audições passa de 16 para 15 anos.
Agora o foco dos produtores está em escolher um quarto jurado, uma nova banda e um novo chefe. Simon Cowell e Rick Minor (responsável pela orquestra do programa) deixaram o American Idol este ano. Nigel Lythgoe – ex-produtor do AI que saiu para se dedicar ao So You Think You Can Dance – é um dos mais cotados a assumir novmente a produção executiva do American Idol.
Se Nigel retornar, há chances de mais uma grande mudança. Meses atrás, Nigel disse em entrevista que para manter a audiência, o American Idol precisaria de uma repaginada total começando pelo juri. O problema para isso pode ser contratual. Ellen Degeneres e Randy Jackson renovaram por uma quantia milionária e rescindir contrato pode resultar em perda de dinheiro para a FOX.
Quanto ao substituto de Simon Cowell, a polêmica é ainda maior. Entre os boatos criados pela mídia americana, surgiram os nomes de Justin Timberlake, Elton John, Chris Isaak, Harry Connick Jr., Bret Michaels e Jessica Simpson. Segundo o TMZ, Simpson esteve reunida nesta quarta-feira (28) com os produtores visando a quarta cadeira do programa.
A FOX não confirma, nem desmente nada e informou que um anúncio importante será dado aos fãs na próxima segunda-feira (02).