A equipe e fãs do “American Idol” comemoram nesta segunda-feira (11) o aniversário de 10 anos do programa. No dia 11 de junho de 2002, a FOX estreava na sua programação o reality show de calouros que se tornaria o mais rentável e bem sucedido da televisão norte-americana.
Apesar das críticas, quatro bancadas diferentes de jurados e de temporadas que colocaram em cheque a audiência e o futuro do programa, o Idol está confirmado até 2014 e poderá chegar à 17ª edição segundo o presidente da emissora.
Nestes 10 anos, 11 desconhecidos se consagraram como ídolo norte-americano. Enquanto alguns chegaram a ser dispensados pela gravadora original, outros ainda se mantém na mídia e quebrando recordes. De acordo com a Billboard, em uma década, os finalistas do “American Idol” emplacaram 345 hits nos primeiros lugares das diversas paradas dos Estados Unidos. Kelly Clarkson, por exemplo, tem sozinha 73 nºs 1 e é seguida por Carrie Underwood (62), Daughtry (38), Fantasia (31) and Ruben Studdard (16).
Além da principal parada, a Hot 100, os Idols também já se fizeram presentes nas paradas de Pop, Rock, R&B, dance, Adult Contemporary, Adult Top 40, versões Digitais e Christian Charts. O mais recente nome à figurar na lista é Phillip Phillips, vencedor da 11ª temporada, e que estreou o single “Home” no topo da Rock Digital Songs duas semanas atrás.
Além dos vencedores citados acima não podemos deixar de relembrar cantores que não venceram o Idol, mas que conseguiram exposição na mídia graças ao programa como Adam Lambert (2º colocado da 8ª temporada), Clay Aiken (2º colocado da 2ª temporada), Jennifer Hudson (7ª colocada da 3ª temporada), David Archuleta (2º colocado da 7ª temporada), Katharine Mcphee (2ª temporada da 5ª temporada), Chris Daughtry (4º lugar da 5ª temporada) e Kellie Pickler (6º lugar da 5ª temporada).
Em 2013 o “American Idol” retorna para mais uma temporada. O sucesso do programa levou outras emissoras a investirem em seus próprios reality shows de canto e mudanças no formato do Idol, que é praticamente o mesmo desde o início, serão necessárias para manter o Idol vivo.
A expectativa dos fãs é que a renovação dos contratos Jennifer Lopez, Randy Jackson e Steven Tyler seja anunciada no segundo semestre. O apresentador Ryan Seacrest já tem vaga garantida até o ano de 2014.