Adolescentes poderão participar da 10ª edição do American Idol. O programa de caça talentos musicais de maior sucesso nos Estados Unidos vai abrir espaço para novos artistas que tenham a partir de 15 anos de idade.
De acordo com uma reportagem do USA Today, a produção do programa decidiu reduzir a idade, que antes era limitada a jovens de 16 a 28 anos de idade, para atrair mais adolescentes para o reality show. “Muitos jovens talentosos estão começando suas carreiras antes de completar 16 anos. A redução no limite de idade permite explorar, cada vez mais, os futuros talentos.”, aponta a produtora executiva do programa Cecile Frot-Coutaz.
A redução de idade de elegibilidade pode não fazer muita diferença na lista dos finalistas da competição, afinal na 9ª temporado os candidatos mais novos ficaram longe das primeiras posições. Na 6ª e 7ª edições, o American Idol teve Jordin Sparks e David Archuleta como grandes revelações adolescentes. Sparks ganhou o programa, enquanto Archuleta ficou em segundo lugar perdendo para David Cook, um músico poucos anos mais velho.
No entanto, o American Idol pode abrir as portas para um futuro astro teen, como o Justin Bieber. Quem sabe o próximo ídolo americano não seja o mais novo de todas as temporadas?
As audições do American Idol começam no próximo dia 17 de julho, em Nashville. A primeira edição sem Simon Cowell – principal jurado da bancada – começa a ser exibida em janeiro de 2011. No Brasil, o concurso é transmitido pela Sony Entertainment Television.