A novidade anunciada esta semana pela Amazon Music é que, a partir de agora, os artistas vão poder vender seus produtos na plataforma por meio de uma nova integração no aplicativo. De acordo com a Billboard, os produtos aparecerão nas páginas dos artistas participantes ao lado de suas músicas, álbuns, streams ao vivo e videoclipes, permitindo que os fãs comprem diretamente do aplicativo Amazon Music.
A maior parte deste produto estará disponível com remessa Prime para membros do Amazon Prime. Segundo Sean McMullan, diretor de produtos e serviços para artistas da Amazon Music, eles estão “trazendo tudo isso para o aplicativo de uma maneira bastante simples com o envio da Prime, acreditamos que realmente ajudará a impulsionar as vendas”.
“Acreditamos que oferecer mercadoria é uma maneira de realmente melhorar a conexão artista-fã e torná-la uma experiência mais atraente. Continuaremos a experimentar várias maneiras diferentes de apresentá-la aos clientes da maneira certa maneira”, revelou Sean.
Quando questionado sobre a participação da Amazon nas vendas de mercadorias na plataforma, McMullan não divulgou os termos, dizendo simplesmente que a porcentagem das divisões de receita “varia” de artista para artista.
Junto com o anúncio, a Amazon Music vai estrear coleções exclusivas de mercadorias de vários artistas. Isso inclui uma nova linha de roupas desenvolvida por Selena Gomez; uma nova coleção que celebra a banda de rock Weezer; e novos produtos de Gwen Stefani, Metallica, Rainha Naija, Pentatonix, Florida Georgia Line e Queen.
Além disso, o rapper Wale tornou a Amazon Music o parceiro exclusivo de varejo online para sua coleção de produtos, enquanto Lana Del Rey está oferecendo pré-encomendas de um vinil exclusivo de seu novo álbum por meio da plataforma. Todos esses produtos exclusivos também serão disponibilizados na Amazon Music Merch Shop, que foi lançada na Amazon.com no final do ano passado.
Outros artistas importantes que participaram da integração de produtos no lançamento incluem Billie Eilish, Jack Harlow, Rei Princesa, BTS, Lady Gaga, Coldplay e Gucci Mane.
McMullan, que também trabalhou na integração da transmissão ao vivo com o Twitch, anunciada em setembro passado, diz que a Amazon Music está atualmente experimentando diferentes maneiras de apresentar produtos do artista aos ouvintes. Isso inclui uma notificação no aplicativo por meio de feeds de atividades dos usuários, que informará os fãs dos artistas quando novos produtos forem lançados, bem como recursos de personalização no Amazon.com que apresentará recomendações com base na atividade de um usuário no site.
Ainda de acordo com a publicação, embora a Amazon Music trabalhe em estreita colaboração com as empresas de produtos já existentes, a Amazon também tem seu próprio negócio de produtos sob demanda, chamado Merch by Amazon, que atualmente está fazendo parceria com vários artistas (não especificados) na fabricação de produtos.
“Essa é uma maneira muito divertida de criar produtos e experimentar designs diferentes, porque não há risco para os artistas, eles não precisam fabricá-los. Tudo é feito sob demanda”, diz McMullan.
A integração do produto do artista é apenas o novo recurso mais recente a ser introduzido na Amazon Music, e é aquele que McMullan caracteriza como parte de uma estratégia mais ampla de pensar no futuro em sua abordagem. “Estamos ultrapassando os limites do que é um serviço de streaming”, diz ele, acrescentando: “Acho que você nos verá continuar a experimentar”.