in

Amazon investe R$ 61,4 bilhões em músicas e séries em 2020

Jeff Bezos, fundador da Amazon, afirma que a empresa tem mais de 200 milhões de membros Prime em todo o mundo

Amazon investe R$ 61,4 bilhões em músicas e séries em 2020
Foto: Edward Smith/Getty Images

A Amazon investiu US $ 11 bilhões (cerca de R$ 61,4 bilhões) em séries de TV, filmes e músicas para seus serviços Prime no ano passado, um aumento de 41% em relação aos US $ 7,8 bilhões em 2019. Esses dados foram apresentados pela gigante do comércio eletrônico em seu relatório anual divulgado na última quinta-feira (15).

O gasto total com conteúdo inclui: licenciamento e custos de produção associados a vídeo e música oferecidos aos membros Prime da Amazon, bem como, custos associados a assinaturas digitais e conteúdo que a empresa vende ou aluga, disse a companhia.

A Amazon também informou que o custo total capitalizado de conteúdo de música e vídeo (que é lançado principalmente) para o ano encerrado em 31 de dezembro de 2020 foi de US $ 6,8 bilhões, um aumento de 17% em relação ao ano anterior. Um custo capitalizado é uma despesa adicionada à base de custo de um ativo fixo no balanço de uma empresa. A Amazon observou que seus acordos de licenciamento de conteúdo incluem cronogramas de pagamento fixos e variáveis, nos quais amortiza esses custos em uma base acelerada (com base no uso estimado) ou em uma base linear.

Investimento em entretenimento digital

Os valores bilionários que a empresa está investindo nas soluções Prime Video e Amazon Music reforçam a meta da Amazon de se tornar a líder global em entretenimento digital. No mês passado, a Amazon fechou um acordo de 10 anos com a NFL, conquistando os direitos exclusivos do “Thursday Night Football” a partir de 2023; a parceria chega a US $ 1,32 bilhão por ano, informou a Sportico.

Embora a Amazon não tenha fornecido uma divisão entre os gastos com vídeo e música, os números mostram que está aumentando a aposta para competir com rivais, incluindo a Netflix. Em termos de caixa, a Netflix gastou US $ 11,8 bilhões em streaming de conteúdo de vídeo em 2020, em comparação com US $ 13,9 bilhões no ano anterior, quando o coronavírus interrompeu as produções na maior parte do ano. No entanto, como a Amazon, a Netflix também tem pagamentos de conteúdo devidos ao longo de vários anos, e essas obrigações de conteúdo totalizaram US $ 19,2 bilhões no final de 2020.

Também na quinta-feira, o fundador da Amazon, Jeff Bezos, anunciou que a empresa tem mais de 200 milhões de membros Prime em todo o mundo – acima dos 150 milhões em janeiro de 2020. Bezos, que liderou a empresa desde a sua criação em 1994, deve renunciar ao cargo de CEO no terceiro trimestre de 2021, permanecendo como presidente executivo. O CEO da Amazon Web Services, Andy Jassy, ​​foi escolhido para substituir Bezos como presidente-executivo da Amazon.

A empresa não divide o número de membros Prime por país ou região, nem revelou números específicos sobre a visualização do Vídeo Prime. Nos EUA, o Amazon Prime custa US $ 119 por ano ou US $ 12,99 por mês. No Brasil, o Amazon Prime custa R$ 9,90 por mês e o Amazon Music Unlimited, R$16,90 por mês.

Para todo o ano de 2020, a receita da Amazon aumentou 38% para um recorde de US $ 386,1 bilhões, com a pandemia COVID-19 impulsionando as vendas da empresa. O lucro líquido quase dobrou para US $ 21,3 bilhões, em comparação com o lucro líquido de US $ 11,6 bilhões em 2019.