in

Amazon, Disney, Google se unem contra crise ambiental

Ação pretende aumentar a escala e o impacto dos negócios no investimento em soluções climáticas, componente crítico para atender as ambições do Acordo de Paris

Amazon, Google, Disney, Netflix e outras gigantes se unem contra crise climática
Foto: Pixabay

O Dia Mundial do Meio Ambiente celebrado hoje, 5 de junho, aponta a urgência na criação de soluções para reduzir o impacto ambiental. Na última quinta-feira (2), Amazon, Disney, Google, Microsoft Corp., Netflix, Salesforce, Unilever e Workday, e parceiros Environmental Defense Fund, United Nations Environment Program e World Wildlife Fund (WWF-US), com a organização empresarial global sustentável BSR servindo como Secretariado, anunciaram a criação da Business Alliance for Scaling Climate Solutions (Aliança de negócios para Ampliar Soluções Climáticas, em tradução livre).

O IPCC estima que alcançar uma transição de baixo carbono exigirá US $ 1,6- US $ 3,8 trilhões (cerca de R$ 19 trilhões) anualmente entre 2016 e 2050 apenas para o sistema de energia do lado da oferta. Ao lado de emissões ambiciosas e reduções de suas próprias pegadas de carbono, financiamento de empresas – incluindo compras de crédito de carbono, filantropia e capital de impacto – podem ser catalisadores para aumentar o investimento nas soluções climáticas necessárias para alcançar um futuro justo e sustentável de 1,5 ° C. O impacto em jogo é enorme. Por exemplo, as soluções climáticas têm potencial para fluxos de capital superiores a US $ 100 bilhões anuais, com oportunidade em todo o mundo e especialmente no Sul Global.

“No Google, fomos a primeira grande empresa a se tornar neutra em carbono em 2007 e alcançamos isso compromisso por mais de uma década. Estamos ansiosos para trabalhar com o BASCS para compartilhar nossos aprendizados e acelerar nosso trabalho coletivo para descarbonizar”, diz Kate Brandt, Diretora de Sustentabilidade do Google.

A ação tem como objetivo reunir e disseminar informações e oportunidades para e de colegas, profissionais e especialistas, incluindo o compartilhamento de melhores práticas, oportunidades de financiamento e pesquisas e percepções para dimensionar e melhorar as soluções climáticas.O BASCS oferece uma oportunidade de ajudar a conectar e apoiar iniciativas existentes e a comunidade de prática circundante, fornecendo uma plataforma central neutra para empresas e especialistas se encontrarem, aprenderem, discutirem e agirem juntos.

“Como parte do nosso compromisso com o The Climate Pledge, a Amazon está a caminho de alcançar o carbono líquido zero emissões até 2040, o que é bom para o planeta, as pessoas e nossos negócios. Continuamos focados em dirigir estratégias de descarbonização em todo o nosso negócio, bem como investir em estratégias adicionais e quantificáveis soluções climáticas naturais para remover carbono e enfrentar as mudanças climáticas. Estamos ansiosos para continuar a trabalhar em todos os setores com o BASCS para acelerar a transição para uma economia de baixo carbono”, diz Kara Hurst, Vice-presidente, Sustentabilidade Mundial da Amazon.

O BASCS afirma que é amplo, global e neutro em sua abordagem, incluindo atividades que ocorrem dentro e além das cadeias de valor e oferecem impactos de mitigação climática robustos e transparentes. Esses investimentos devem representar ou eventualmente resultar na prevenção, redução ou remoção das emissões de GEE.

“A Walt Disney Company tem o compromisso de proteger o planeta e oferecer um meio ambiente positivo legado para as gerações futuras à medida que operamos e expandimos nossos negócios. Fazendo a transição para um baixo carbono economia exige mudanças fundamentais na forma como a sociedade, incluindo o setor privado, opera e inova. Colaborar com outros membros da BASCS criará oportunidade para escalar a alta qualidade soluções climáticas necessárias para conduzir um futuro mais sustentável”, diz Vijay Sudan, Diretor Executivo, Responsabilidade Social Empresarial, The Walt Disney Company.

O trabalho será baseado em princípios fundamentais

Redução de emissões:

Os membros do BASCS priorizam o trabalho para reduzir suas próprias emissões de acordo com uma meta baseada na ciência (por exemplo, através do SBTi) e buscar investimentos climáticos de alto impacto que vão ainda mais longe para conter o clima mudança. Os membros buscarão soluções escaláveis ​​para ajudar a viabilizar reduções difíceis de alcançar no futuro. O financiamento de soluções climáticas é mais um complemento do que um substituto para as emissões baseadas na ciência reduções.

Ambição para a ação:

Os membros da BASCS trabalham para catalisar e aprofundar os investimentos em reduções de emissões globais, evitar emissões através e além das cadeias de valor (por exemplo, mobilizando outras pessoas no setor corporativo para investirem).

Impactos mensuráveis:

Os membros da BASCS apoiam a aplicação de metodologias sólidas e verificadas para garantir alta integridade ambiental dos investimentos. Os créditos de carbono reivindicados pelas empresas devem representar adicionais, reduções ou remoções de emissões reais, quantificáveis ​​e verificáveis ​​e não devem ser contadas duas vezes.

Co-benefícios:

Os membros da BASCS apoiam investimentos que proporcionam integridade ambiental e social e co-benefícios e têm fortes salvaguardas, além de impulsionar reduções reais de emissões de gases de efeito estufa. Membros vão buscar investimentos que quantifiquem esses co-benefícios quando possível. O BASCS busca servir e envolver todas as organizações que trabalham para escalar e melhorar as soluções climáticas oportunidades de investimento empresarial.

Siga as redes do POPline.Biz é Mundo da Música para saber mais sobre os principais assuntos do mercado da música: Instagram, LinkedInFacebook e Twitter.