Após 27 anos transformando a Amazon em uma superpotência global de varejo, Jeff Bezos anunciou que no final deste ano irá abrir mão do cargo de CEO. A novidade que Bezos deixará o cargo de executivo-chefe no terceiro trimestre de 2021, para se tornar presidente executivo, chegou acompanhada do anúncio dos lucros do quarto trimestre de 2020, o maior trimestre de receita (US$125,6 bilhões) e lucro líquido (US$7,2 bilhões) da empresa.
Seu sucessor escolhido a dedo é Andy Jassy, o CEO da Amazon Web Services, que é relativamente desconhecido para as massas de comércio eletrônico, mas, segundo a Variety, é amplamente elogiado em Wall Street. Porém, o questionamento que todo o mundo está se fazendo é: qual será o caminho da Amazon com o Jassy a frente do cargo de CEO? O que se especula é que, provavelmente, não será muito diferente do que foi sob o comando de Bezos.
Vale destacar que Bezos não está se aposentando ou deixando a empresa. O empresário está subindo as escadas, adotando o título de “presidente executivo” e ainda estará intimamente envolvido nas principais decisões estratégicas da Amazon (que os membros da empresa se referem como ” decisões de uma porta de mão única”, ou seja, movimentos importantes, como comprar Whole Foods ou lançar Prime Vídeo).
Durante o anúncio, Bezos se referiu à Amazon como uma “máquina de invenção”. Mas, além de produtos de sucesso como Prime, Kindle e AWS, isso se estende à sua inovação na criação de processos de gerenciamento escaláveis e replicáveis em uma empresa enorme .
Repercussão no mercado financeiro
Para o analista de pesquisa de pesquisa sênior da Cowen, John Blackledge, a notícia da saída de Bezos “foi uma grande surpresa, mas também um final adequado para sua incrível corrida como CEO, quando ele sai da administração das operações diárias da Amazon em forma de recorde”.
A Amazon teve o cuidado de informar aos investidores pelo menos cinco meses sobre a possibilidade de Bezos desistir do cargo de executivo-chefe. Mas as transições de CEOs podem deixar os investidores nervosos e, neste caso, a mudança de papel de Bezos “poderia funcionar como uma sobrecarga” no preço das ações da Amazon, observou Michael Levine, analista do Pivotal Research Group.
As ações da Amazon subiram menos de 1% no pregão desta quarta-feira (3), mesmo após o trimestre estourado, em linha com os mercados financeiros mais amplos.