O mundo dos podcasts está invadindo a vida dos brasileiros e dominando uma fatia das plataformas de streamings. A novidade agora é que a Amazon anunciou o lançamento de podcasts no Amazon Music, serviço de streaming de músicas da empresa. Sem custos extras para usuários do Amazon Music, do Prime Music e do Amazon Music Unlimited, além de ouvir conteúdos já conhecidos e queridos, os usuários terão acesso a programas originais exclusivos.
Com os podcasts, a Amazon deixa seu serviço de streaming mais completo e promete bater de frente com aplicativos concorrentes, como Spotify e Deezer. Conteúdos como os podcasts do jornal O Globo e da rádio CBN, Mamilos, Flow Podcast e Fluency TV Inglês, entre outros, já podem ser encontrados por lá. Além disso, a empresa promete dar espaço para que pequenos produtores divulguem seus programas, o que é uma excelente notícia para esse mercado que não para de crescer.
O serviço já havia sido lançado nos Estados Unidos, Reino Unido, Japão e Alemanha, e chega dois meses depois no Brasil como parte de um esforço da companhia em trazer conteúdos e novidades para o país, que vem acontecendo desde o lançamento do Amazon Prime, em setembro de 2019.
Ferramentas
Entre os principais recursos destacados pelo Amazon Music para podcasts estão a possibilidade de salvar programas na biblioteca e de baixar os conteúdos para ouvir offline. Além disso, os usuários poderão criar playlists de podcasts, definir um timer para interromper a reprodução e, até mesmo, ajustar a velocidade de narração.
Seguindo uma ferramenta já usada pela concorrência, a plataforma traz o sistema de recomendação, que combina o gosto da pessoa, com conteúdos populares e uma curadoria de especialistas locais.
Os áudios já podem ser ouvidos por quem tem assinatura na Amazon pelo computador, em versão web e desktop, ou nos aplicativos para celulares Android e iPhone (iOS). Além disso, também é possível acompanhar os programas nos dispositivos Echo, como as caixas de som inteligentes – tendência que está crescendo no mercado nacional.
Reforço de conteúdo
A Amazon anunciou que fechou um acordo para adquirir a Wondery, editora de podcast inovadora com um histórico de criação e produção de primeira linha. “Com a Amazon Music, o Wondery será capaz de fornecer ainda mais conteúdo inovador e de alta qualidade e continuar sua missão de levar um mundo de entretenimento e conhecimento para seu público, onde quer que eles ouçam”, revelou a gigante do comércio eletrônico ao anunciar o acordo. A aquisição faz parte da estratégia da Amazon para monetizar a corrida do ouro do podcast – e acompanhar o avanço do Spotify no podcasting.