#BIZ

Alulu Paranhos: redes sociais como palco para criatividade

Alulu Paranhos | Foto: Pepe Rodrigues/Divulgação

Entre sons, telas e inúmeras possibilidades de criação no digital, uma jovem artista tem se apropriado de uma linguagem e estéticas próprias, tornando as redes sociais um verdadeiro palco para a sua arte, assim, explorando as ferramentas ao seu favor. A cantora e compositora em questão é Alulu Paranhos, que lançou hoje (20) o seu primeiro “albinho” – como ela carinhosamente chama, que está disponível em todas as plataformas digitais.

Iniciando sua carreira de forma independente, mas, cercada de um time estratégico de peso – de Relações Públicas, Produtores ao Digital – Alulu consegue traduzir as suas referência em um resultado novo que cativa novos fãs a cada dia. Analisando essas frentes, o POPline.Biz é Mundo da Música conversou com a artista; além de Marina Mattoso, CEO da Jangada Comunicação que coordena seu Planejamento Digital e Tatiana Baumworcel que cuida do Marketing e Conteúdo Estratégico das redes de Alulu.

Para entrar no “Fantástico Mundo de Alulu”, repleto de uma paleta de cores marcantes que constroem uma estética que traduz as músicas do seu primeiro álbum, Alulu criou uma série – com esse mesmo nome – que apresenta os bastidores desse mundo que culminou no seu próprio processo de descoberta artística.

“O mundo de Alulu foi uma grande surpresa dentro disso tudo porque ele conta um pouco o início. Ele conta não o produto feito, não mostra a capa feita – a capa que eu adoro – ele mostra um pouco antes, o que eu era antes; quando eu comecei, a menina insegura e que vai florescendo e até que brota isso tudo”, revela Alulu.

Marina revela que Alulu apresentou um trabalho já maduro, principalmente, por compreender que um projeto artístico musical envolve diversas frentes e muito trabalho.

“Ela trouxe pra mim o melhor produto bruto que eu poderia ter para fazer o plano de marketing e tudo mais. E assim, apresentei uma vez, a gente fez tudo a quatro mãos, lá atrás antes do primeiro single e desde então a gente se fala muito pontualmente pra alinhar estratégia, mas ela é muito autônoma, disciplinada e criativa”, diz Marina.

Para Alulu, a criatividade é um ponto muito importante e ela trouxe essa bagagem por ter sido cantora de Forró no Rio de Janeiro. E durante essa experiência, ela percebeu o quanto era importante que o artista tivesse uma imagem e soubesse utilizar o Marketing Digital ao seu favor, mas, revela que foi um desafio encontrar esse caminho.

“Eu lembro que foi um dilema muito grande meu. Eu falava: “o Instagram não é pra mim”, porque o Instagram não é uma plataforma de áudio. Aí tentei ir para o SoundCloud, só que eu senti que faltava alguma coisa… até que eu tava com um amigo em casa, que passou a pandemia comigo,  ele gravou umas coisinhas com uma câmera que eu tinha em casa, editei o vídeo, botei a música “Amor Telasss”, a primeira edição que era só voz, postei e o reconhecimento veio em seguida, aí eu falei: ‘agora vambora’ “, diz Alulu.

Tatiana destaca que, durante a estratégia digital da Alulu, um dos grandes diferenciais é a facilidade dela em trabalhar em equipe ao mesmo tempo que apresenta a sua verdade criativa.

“Alulu tem uma facilidade muito grande de trabalhar com várias pessoas e fazer isso de uma forma muito horizontal, porque ela sabe muito bem o que quer e qual é a identidade dela. Então, eu acho que isso já faz o diferencial dela ser muito forte e não é um grande desafio ‘fazer amarradinho’ porque ela sabe exatamente o que ela quer, onde ela quer. Ela só precisa de uma lapidada, um toque aqui ou ali, mas é basicamente ela, não tem muito mistério de um grande plano. Esse álbum eu vejo muito que é um lançamento de quem é Alulu, ela está se apresentando pra todo mundo, pro mercado, ela tá falando dela”, aponta Tatiana.

 

Redes Sociais: Sons e Criatividade

Imersa em um ambiente criativo desde a infância, ao longo da conversa Alulu revelou a influência dos seus pais – a mãe, Flavia Paranhos, Publicitária e o pai, Marcos Vinícius, Assessor de Imprensa – para que pudesse enxergar o mundo, entendendo além do que se vê, como funciona a construção de cada elemento da comunicação.

“Quando a gente fala de marketing para alguns artistas, a cabeça deles já começa a doer. Eu acho que falta entender que é uma ferramenta criativa. Pra mim é muito isso, é uma ferramenta de criatividade. Eu acho que esse background dos meus pais me fez ver isso, ver essa sabedoria, é uma sabedoria, é uma arte sabe?! Eu vejo dessa forma”, diz Alulu.

Diante de uma rede social bem planejada e que traduz a sua verdade artística e por si só, já pode ser vista como um case de sucesso, Alulu prefere caminhar aos poucos quando o assunto são outras plataformas, como TikTok, por exemplo. A artista e a sua equipe consideram que esse processo deve ser feito de forma orgânica, privilegiando a qualidade do conteúdo das publicações.

Enquanto aos desafios de entendimento no mercado, Alulu aponta que o curso de Marina Mattoso “Marketing Digital Para Artistas” do Music Rio Academy, foi um divisor de águas, tanto sobre o entendimento do marketing em si, quanto de mercado.

“Esse curso abriu muito a minha cabeça, me deu um conhecimento  me mostrando o que é o mercado. Porque é isso: você tem que entender a plataforma, mas, você também tem que entender o que é mercado. O quê que a distribuidora faz de fato, o papel da Editora, Marketing Digital, Edital, tudo isso”, destaca a artista.

Com um trabalho de base, Alulu mescla uma série de elementos para impulsionar sua música. No primeiro álbum, que possui um Release assinado pela própria artista, Alulu brinca com texturas e cores, enquanto revela a sua forma de ver o mundo, como em “Amor Telasss”. Em um álbum leve, a artista expõe o potencial de uma das principais revelações da Nova MPB em 2021, confira “Alulu” abaixo:

 

Destaques

#Internacional

A época de natal é aquela que une a família e une também estilos musicais! As canções temáticas têm um papel especial em trazer...

#Internacional

"All I Want For Christmas Is You" lidera as paradas todos os anos e isso significa um dinheirão para a conta de Mariah Carey....

#Internacional

Jisoo, do BLACKPINK, é a protagonista da série de zumbis "Newtopia", que estreará na plataforma Prime Video.

Copyright © 2006-2024 POPline Produções Artísticas & Comunicações LTDA.

Sair da versão mobile