Alicia Keys. Foto: Instagram
in ,

Alicia Keys completa 40 anos com carreira aclamada e ativismo social; veja curiosidades!

Cantora celebrou as quatro décadas ao lado do marido com festa surpresa

Sabe aquela famosa crise de idade que geralmente acontece com a chega de uma nova década de vida? Pois bem, ela não existe para Alicia Keys! É que nesta segunda-feira (25/01), a cantora norte-americana completa – inacreditáveis – 40 anos, com muitos motivos para comemorar.

Com uma carreira irretocável e uma série de Grammy’s em sua estante, a cantora impressionou o mundo com seu talento musical, melodias comoventes e uma voz que dispensa comentários. E se você acha que é  impossível tocar dois pianos ao mesmo tempo, Alicia já provou que isso é capaz. E os louros não param por ai. Além de uma carreira aclamada pela crítica e polo público, ela ainda se destaca como ativista social, lutando em prol de questões na África e a luta contra os padrões.

Atriz de série

Mas nem tudo fi tão obvio na vida de Alicia. A cantora por trás de “Fallin” não é apenas talentosa musicalmente, mas também tem um dom para atuar. Ela apareceu em nossas telas em 1985 em um episódio de “The Cosby Show”, onde interpretou uma amiga de Rudy no episódio “Slumber Party”. Tudo isso, muito antes de dar seus primeiros passos na música.

Vencedora de 15 (e meio) prêmios Grammy

Alicia ganhou um total de 15 prêmios Grammy ao longo da carreira, entretanto ela também tem metade de um no currículo, já que John Mayer quebrou o seu gramofone ao meio e deu uma parte para ela. Tudo isso aconteceu em 2005, quando o cantor ganhou o prêmio de Canção do Ano, mas achava que Keys deveria ter sido a ganhadora com sua canção ‘If I Ain’t Got You’.

Rock in Rio

Os fãs brasileiros, geralmente, são muito elogiados pelos artistas da gringa. E com Alicia Keys não foi diferente. Atração do Rock in Rio em 2017, a cantora postou um vídeo dos bastidores do show feito na noite de 17 de setembro, no Palco Mundo, revelando que a apresentação foi “marcante” em sua trajetória. Na legenda, ela garantiu que a energia dos brasileiros mudou sua vida.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Alicia Keys (@aliciakeys)

Ativista

Paralelamente à sua carreira, Alicia Keys sempre esteve à frente de causas sociais relevantes em prol do planeta. Ela é co-fundadora e embaixadora da organização não governamental Keep a Child Alive que oferece suporte à crianças com HIV e suas famílias na África e Índia.

Apesar do seu estrelato, Alicia Keys fez questão de participar em vários vídeos de campanhas contra racismo nos Estados Unidos. Um das suas presenças mais impactantes aconteceu na marcha das mulheres, em 2017, como voz opositora às políticas de Donald Trump.

Outro fato que chamou atenção foi a decisão de ter deixado de usar maquilhagem desde 2016. Numa publicação nas redes sociais a artista explicou os motivos. “Eu não quero mais encobrir. Nem o meu rosto, nem a minha mente, nem a minha alma, nem os meus pensamentos, nem os meus sonhos, nem as minhas lutas, nem o meu crescimento emocional. Nada”, escreveu.

Milionária

Não é nenhuma surpresa que Alicia Keys esteja no topo das paradas, já que seu álbum de estreia foi um sucesso e lhe rendeu cinco prêmios Grammy em 2002. O disco incluiu um de seus maiores sucessos, “Fallin”, que vendeu mais de 16 milhões cópias em todo mundo. E os feitos não param por ai. De acordo com a “Spear’s Magazine”, a cantora tem um patrimônio estimado em cerca de US$ 72 milhões.

Autora infantil

Escrever é outra habilidade a ser adicionada à longa lista de talentos de Key – e não estamos falando de músicas. Em 2014, a artista publicou seu primeiro livro infantil chamado “Blue Moon”, que é baseado em seu relacionamento com sua avó.

Reclusão no Egito

Em 2006, Alicia Keys esteve à beira colapso mental, fazendo com que ela se isolasse no Egito durante um tempo. No país, ela descobriu na prática de ioga e de meditação ferramentas para conseguir se estabilizar. Anos mais tarde, contou em entrevista suas inseguranças. “Eu queria encaixar-me tão desesperadamente. Era tão cega, tão dependente da opinião de todos, tão desconfortável, tão confusa”, disse ela, considera que a “fuga” foi mesmo necessária. “Era sair [de tudo] ou simplesmente explodir“, relatou.

Recuperada, Alicia se casou com Kasseem Dean, mais conhecido como Swizz Beatz, em 2010, tendo depois dois filhos da relação. Em termos musicais, a artista continua com álbuns marcantes como “As I Am” e “The Element of Freedom”. Destaque também para a canção “Another Way to Die”, em parceria de Jack White para o filme “007 Quantum of Solace”, e os singlesEmpire State of Mind” com Jay-Z e Girl on Fire”.

40 anos

Celebrando a vida, a cantora ganhou uma festinha particular surpresa do marido, com direito a fogos de artifício e um conjunto musical, tudo isso num clima romântico à beira mar. Feliz da vida, Alicia compartilhou cliques nas redes sociais, cheia de gratidão pela vida.

Escrito por Leonardo Rocha

HyunA

“I’m Not Cool”: Confira todas as prévias do novo mini álbum de HyunA

Rosé solo BLACKPINK B-Side

BLACKPINK: Segundo gravadora, música do teaser do projeto solo de Rosé é um B-Side