O ator mexicano Alfonso Herrera pôde ser visto no Top 10 da Netflix Brasil recentemente com o filme “Viva o México!”. Ele adorou saber disso. Mas o ex-RBD lamenta que o longa-metragem “El Baile de los 41” (2020), que ele também protagonizou, não tenha chegado para os usuários brasileiros na plataforma. É um trabalho importante de sua filmografia.
Leia mais:
- Entrevista: Alfonso Herrera, ativista pela paz, visita Ucrânia em guerra e quer vir ao Brasil
- Alfonso Herrera reage após ser chamado de Ex-RBD por jornal brasileiro
- “Viva o México”, filme com Alfonso Herrera, é #1 global na Netflix
- Poncho revela trauma após tragédia em show do RBD no Brasil em 2006
“‘El Baile de los 41’ não entrou na Netflix, mas fico muito contente que ‘Viva o México’ tenha entrado”, Alfonso comentou com o POPline em entrevista para tratar de seu trabalho em prol de refugiados. “El Baile de los 41” estreou nos cinemas mexicanos durante a pandemia em 2020, e chegou à Netflix em 2021, mas nunca ficou disponível no Brasil.
Veja o trailer de “El Baile de los 41”
O filme é baseado em uma história real ocorrida no México no século XX, quando a homofobia era ainda mais dura. Na época, a mídia mexicana foi tomada por notícias sobre reuniões secretas de um grupo de homens gays de alto escalão da sociedade. Uma festa gay, basicamente, que foi interrompida pela polícia. 41 homens foram presos e 19 estavam com roupas femininas, o que foi um escândalo.
O longa-metragem, dirigido por David Pablos, foca em um dos personagens: Ignacio de la Torre y Miller, genro do presidente, que foi protegido no escândalo. Ignacio foi o único que escapou da prisão, por motivos óbvios. Esse é o personagem de Alfonso Herrera na trama. Por esse trabalho, Alfonso chegou a ganhar o troféu de melhor no Prêmio Ariel, uma espécie de Oscar do México.