O momento é de euforia para os fãs da Adele. É verdade que a britânica não costuma fazer parte do time de artistas que fica dando dicas sobre a produção de um próximo disco e quase nunca faz uma agenda promocional de antecipação, mas dito isso, o que o sucessor do “25” (2015) tem de diferente? O falatório online está sendo criado – e inflado – com comparação de datas e a ajuda de outros artistas.
Primeiro, Lady Gaga. Enquanto os fãs da Mother Monster esperam notícias concretas do sexto álbum de estúdio da norte-americana, ela usou o Twitter para brincar que iria batizar o projeto de “Adele”. O simples fato de uma grande artista nomear o nome de outra estrela já desencadeou nas redes sociais uma corrente por uma colaboração. Neste último final de semana, Nicki Minaj também ajudou a esquentar os rumores. A rapper publicou vídeos no Instagram Stories ouvindo e cantando “Hello”.
Para muitos, as colaborações Gaga x Adele ou Minaj x Adele são improváveis, mas ninguém pode negar que adiciona mais fogo em uma espera quase que totalmente silenciosa.
O mesmo acontece com as matérias especulativas. Sem nenhuma notícia da própria Adele ou da equipe, qualquer informação já é um conforto. Veículos como o Showbiz 41 e o Access Hollywood apontam para o lançamento do novo álbum da cantora em novembro. Se o planejamento for esse mesmo, a estratégia é bem similar à adotada há quatro anos com o “25”. “Hello”, o primeiro single, saiu no dia 23 de outubro e o disco no dia 20 de novembro – seis dias antes da maior data de comércio da América do Norte, o Dia de Ação de Graças. Este ano, o “thanksgiving” acontece no dia 28 de novembro. Então, o alerta está ligado para os dias 15 e 22 de novembro.
Como nada está confirmado, fãs estão espalhando a data de 18 de outubro como a do possível lançamento da nova música de trabalho. É a mesma data usada por Adele há quatro anos quando trecho de “Hello” entrou em um comercial do “X-Factor UK” iniciando efetivamente a programação de divulgação. Vale lembrar que uma nova temporada do reality show britânico já foi iniciada no último sábado.
A expectativa é evidentemente alta. Além de ser sucesso de crítica, Adele é um estrondo comercial. O “25” estreou em 1º lugar em 32 mercados fonográficos e é o disco mais vendido de 2015 mesmo sendo lançado faltando apenas um mês para o final do ano com mais de 17 milhões de cópias. Só nos Estados Unidos, 3,6 milhões de cópias foram despachadas para as lojas. “Hello” foi o sétimo single daquele ano no ranking digital com as 12,3 milhões de unidades.