in

Além do número de views, quais índices significam um ‘bom desempenho’ em uma live?

Divulgação
Bruno & Marrone, Marília Mendonça, Maria Gadú, Tiee, Gusttavo Lima e Valesca Popozuda tiveram bons desempenhos em outras plataformas por meio das lives, de acordo com análise do Mundo da Música

Divulgação

Nessa altura do isolamento social, certamente você já deve ter realizado uma live ou, assistido pelo menos alguma: do seu artista preferido, para se informar sobre o mercado musical, ou por curiosidade, por exemplo.

Diante das lives históricas que bateram recorde no número de espectadores simultâneos no YouTube, como a live da Marília Mendonça, com 3,2 milhões; ou a da dupla Jorge & Mateus com 3,1 milhões; a tendência, de maneira geral, é que a análise fique restrita apenas à quantidade de views.

Partindo desse mito de análise sobre a live ‘ter um bom desempenho’, o Mundo da Música observou alguns artistas que realizaram lives recentemente e foram além do bom número de views, com base no KPI (Key Perfomance Indicator), incadores-chave de desempenho fornecidos pelo Chartmetric.

Os artistas observados foram: Marília Mendonça, Bruno & Marrone, Gusttavo Lima, Tiee, Valesca Popozuda e Maria Gadú. De todos, Valesca Popozuda e Maria Gadú só realizaram lives no YouTube por meio do Festival “Fico em Casa Br”, e, mesmo assim, conseguiram crescimento em suas outras plataformas como o Spotify, por exemplo.

Também podemos observar que as lives, possuem o pico de resultados em três ocasiões: no dia anterior; no dia da live em si e no dia posterior.

Observe abaixo os gráficos dos artistas:

Marília Mendonça

A primeira live de Marília Mendonça realizada no dia 8 de abril, ocasionou picos de crescimento em todas as plataformas da artista, do streaming para as redes sociais.

 width=

No YouTube, por exemplo, no mesmo dia da sua live, a cantora teve um crescimento de 1,9 milhões de seguidores.

O mesmo fenômeno de crescimento foi observado em seu Spotify, também na mesma data da live.

 width=

Marília já vinha em uma crescente no número de seguidores no seu Spotify, mas, com um considerável pico no dia da live, depois ela manteve a média parecida com o desempenho anterior.

 

Bruno & Marrone

A live da dupla Bruno & Marrone aconteceu no dia 9 de abril e teve um pico, no mesmo dia, de mais de 20 milhões de visualizações no seu canal do YouTube.

 

 width=

Com o bom desempenho da live, o assunto foi comentado nas Redes Sociais. No Instagram, por exemplo, eles tiveram um pico de crescimento no número de seguidores, que se manteve durante três dias.

 

 width=

 

Gusttavo Lima

Pioneiro no conceito de lives no YouTube, o cantor Gusttavo Lima já realizou duas lives na plataforma: 28 de março e 11 de abril.

Nas duas, o cantor também conseguiu resultados positivos em todas as suas plataformas.

Ainda no mês de março, o número de seguidores no Spotify do cantor aumentou juntamente com a sua média geral de crescimentos na plataforma.

 width=

 

O desempenho de crescimento duplo, correlacionado com a realização das lives, também foi percebido no Twitter do artista.

Observe o crescimento do gráfico próximo ao dia 30 de março e, depois, no dia 11 de abril.

 

 width=

 

Tiee

O cantor Tiee fez sua primeira live ao lado do cantor Ferrugem no dia 5 de abril.

O artista teve o pico do resultado da sua live no dia seguinte à sua realização no Spotify.

 width=

 

O mesmo fenômeno de pico após a live, também aconteceu no seu Instagram, com mais de 96 mil novos seguidores.

 

 width=

 

Valesca Popozuda

A cantora Valesca Popozuda realizou lives, até o momento, apenas no seu Instagram.

Participou do Festival online “Fico em Casa Br”, no final de março, transmitido no YouTube e Instagram da página.

Mas, quando começou a realizar suas lives de “Funk Proibidão” somente no Instagram, teve um crescimento significativo nas suas plataformas, até mesmo, no YouTube.

 

 width=

No Instagram, a artista teve um pico no dia seguinte da sua live, dia 6 de abril.

 width=

Maria Gadú

A cantora e compositora Maria Gadú participou também do Festival “Fico em Casa Br” e realizou seu show online na página do festival no dia 24 de março.

A artista também teve um bom desempenho nas plataformas, como o Spotify e o YouTube.

 

 

 width=

 width=

 

Observar a performance de um artista além de apenas uma métrica, como o número de visualizações, por exemplo; permite que mais estratégias sejam pensadas para o desenvolvimento do artista.

Aritstas de difrentes segmentos e períodos de carreira, tiveram resultados positivos a partir da execução de lives, sejam apenas no Instagram, ou no YouTube.