A virada da década é sempre um marco importante para a cultura. Em 2001, uma geração de artistas, que hoje está consolidada, lançava os seus primeiros projetos em estúdio. Por outro lado, alguns grupos e veteranos colocavam no mercado os seus últimos.
De qualquer forma, um bom fã de música está sempre antenado não só no que é tendência, mas, principalmente, no que já foi um dia e, hoje, é referência. Relembre álbuns que completam 20 anos em 2021:
Fever – Kylie Minogue
Um dos álbuns mais importantes para a música pop daquele ano, com certeza, foi o “Fever” de Kylie Minogue. A cantora se consolidou com o sucesso do álbum e do single “Can’t Get You Out Of My Head”. Até hoje, um de seus maiores hits.
Festa – Ivete Sangalo
O terceiro álbum em estúdio de Ivete Sangalo foi um marco para a cultura popular brasileira. O single que dá nome ao álbum foi um dos maiores sucessos nacionais daquele ano e se popularizou ainda mais com os jogadores da seleção brasileira, que adotaram o hit como um hino para a copa do mundo de 2002, quando o país foi pentacampeão.
All For You – Janet Jackson
Naquele tempo, o R&B de Janet Jackson conquistava todos os corações norte-americanos. O álbum “All For You” é uma de suas obras mais aclamadas e foi um sucesso tanto nos Estados Unidos, quanto no Reino Unido.
Invincible – Michael Jackson
Em 2001, Michael Jackson lançava o seu último trabalho original antes de sua morte (2009). O álbum “Invencible” é também o décimo álbum em estúdio do rei do pop.
Celebrity – NSync
Em 2001, o NSync lançava o seu último álbum enquanto Justin Timberlake já se preparava para a carreira solo. O “Celebrity” vendeu mais de 10 milhões de cópias mundialmente, representando um fracasso para a boyband queridinha do momento.
Britney – Britney Spears
O terceiro álbum de Britney Spears não só foi um sucesso, como também o registro de uma fase de libertação. Aqui, temos uma princesa do pop angustiada com as fortes pressões. I’m Not “A Girl, Not Yet A Woman” e “Overprotected” são exemplos disso. Mas o destaque fica para a clássica “I’m A Slave 4 U”.
Sandy & Junior – Sandy & Junior
Depois do sucesso da era “Quatro Estações”, Sandy & Junior se jogou em uma sonoridade ainda mais pop, cada vez mais próxima do que vinha sendo produzido internacionalmente. Um sucesso de vendas e de crítica, o álbum foi o nono projeto em estúdio da dupla.
JLo – Jennifer Lopez
Naquele ano, Jeniffer Lopez chegava com o seu segundo álbum, chamado “Jlo”, alcançando altas posições nos charts norte-americanos e europeus. O single “Love Don’t Cost a Thing” foi um sucesso absoluto e chegou ao primeiro lugar das paradas.
Survivor – Destiny Child
Em sua última formação, o Destiny Child colocou a faixa-título do álbum “Survivor” no topo das paradas do Reino Unido e dos Estados Unidos. O disco também foi um sucesso de vendas. .
100% Charlie Brown Jr. – Abalando a Sua Fábrica – Charlie Brown Jr.
O quarto álbum de estúdio da banda de rock brasileira tem uma sonoridade mais próxima ao punk rock e presenteou os fãs com grandes hits: “Como Tudo Deve Ser”, “Lugar ao Sol” e “Hoje eu acordei Feliz”.