in

Alaíde Costa leva grande prêmio em Cannes por show no Carnegie Hall

A artista da Bossa Nova é premiada por sua história no gênero musical, contada em campanha publicitária

Alaíde Costa. Foto: Divulgação.

Na noite de ontem (18), a cantora Alaíde Costa foi premiada no festival Cannes Lions, na França. A artista leva o Grand Prix, reconhecimento máximo da premiação, por sua participação no concerto “A Grande Noite – Bossa Nova”, realizado em outubro de 2023, no teatro americano Carnegie Hall, que culminou em uma campanha publicitária. A propaganda, conta a história da carreira da expoente da Bossa Nova.

LEIA MAIS:

Menescal, Carlinhos Brown, Carol Biazin e Alaíde Costa no Carnegie Hall. Foto: Leandro Justen.

Alaíde Costa foi celebrada em Cannes, na Riviera Francesa, na categoria Entertainment Lions for Music do festival de criatividade internacional. Sua história foi contada na campanha “Errata at 88”, criada pela agência brasileira AlmapBBDO para a Johnnie Walker.

Além dela, outros três prêmios foram entregues à indústria criativa brasileira. Uma campanha do Mercado Livre ganhou uma prata, ao passo que Hutukara levou um bronze, assim como a propaganda da Volkswagen com Maria Rita com mais um bronze. Na lista, o enredo da Acadêmicos do Salgueiro no Carnaval deste ano, que homenageou o povo indígena Yanomami, também foi reconhecido em Cannes Lions.

UBC homenageia Alaíde Costa na 4ª edição do ‘Troféu Tradições’
Alaíde Costa. Foto: Murilo Avesso/Divulgação

No vídeo vencedor, Alaíde Costa relata que enfrentou desafios para que seu trabalho fosse reconhecido na Bossa Nova. “Ninguém queria lançar meus discos. Isso não me impediu de continuar. Mas fui lá e gravei mais de 20. Em 1962 não me convidaram a cantar em um dos maiores palcos de Nova York, no show que apresentou a bossa ao mundo. Mas 60 anos depois, olha onde eu cheguei”, conta Alaíde na campanha publicitária.

No início deste mês, o show que marca os 62 anos da primeira vez que a bossa nova ‘pisou’ no Carnegie Hall, tornou-se um um disco. O álbum “The Greatest Night Bossa Nova” reúne Roberto Menescal, Alaíde Costa, Daniel Jobim, assim como Carlinhos Brown, Seu Jorge, Carol Biazin e a britânica Celeste, artistas da programação do evento ocorrido no fim do segundo semestre de 2023.