O filme brasileiro mais badalado do momento, “Ainda Estou Aqui”, estrelado por Fernanda Torres e dirigido por Walter Salles, ganhou mais um prêmio. O longa-metragem foi contemplado com o troféu Galas e Apresentações Especiais do Festival de Vancouver, no Canadá.
Leia mais:
- Conheça as 9 principais concorrentes de Fernanda Torres na corrida pelo Oscar 2025
- Filme que pode levar Fernanda Torres ao Oscar ganha novo trailer
- New York Times aposta em Fernanda Torres no Oscar 2025
- “Ainda Estou Aqui” e Fernanda Torres entram em lista de apostas para Oscar 2025
O prêmio é definido por voto popular. Mais de 40 pessoas, que assistiram a filmes no festival canadense, votaram em “Ainda Estou Aqui”. Ou, como é chamado lá fora, “I’m Still Here”.
Adaptado do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o filme conta a história da mãe do autor, Eunice, que teve que lutar por décadas para ter informações sobre o marido, Rubens Paiva, sequestrado, torturado e assassinado pelos militares durante a ditadura. Fernanda Torres interpreta Eunice, enquanto Selton Mello faz o marido.
“Ainda Estou Aqui” estreou no Festival de Veneza, onde ganhou o prêmio de melhor roteiro (para Heitor Lorega e Murilo Hauser). O longa também já rendeu o prêmio de melhor atriz internacional para Fernanda Torres no Latino Cinema & Television do Critics Choice Awards.
O reconhecimento internacional vem fortalezando o filme em sua corrida por indicações ao Oscar 2025. “Ainda Estou Aqui” é um forte candidato a categorias como melhor filme internacional e melhor atriz. Mas a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas só anunciará a lista de indicados em janeiro.
“Ainda Estou Aqui” ganha data de estreia no Brasil
O filme chegará aos cinemas em 7 de novembro. Até agora, ele só foi exibido em festivais estrangeiros, e em sessões exclusivas em Salvador, Bahia. Neste mês, também ganha sessões limitadas na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
A distribuição do longa-metragem está a cargo da Sony Pictures. A distribuidora também colocará o filme em exibição por uma semana nos cinemas dos Estados Unidos, que é um critério de elegibilidade para o Oscar.