O novo filme de Walter Salles, “Ainda Estou Aqui”, que estreia na quinta (7/11) nos cinemas brasileiros, coleciona prêmios internacionais. Ele estreou no renomado Festival de Veneza e, desde então, cumpre o circuito de festivais estrangeiros na Europa e na América do Norte, angariando troféus. Confira a lista:
- Melhor roteiro (Murilo Hauser e Heitor Lorega) no Festival de Veneza;
- Prêmio do Público de melhor filme de ficção brasileiro na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo;
- Favorito do Público na mostra World Cinema do Mill Valley Film Festival;
- Prêmio do Público no Vancouver International Film Fest;
- Melhor atriz (Fernanda Torres) no Critics Choice Awards;
Leia mais:
- 3 vezes que Fernanda Torres teve destaque internacional antes de “Ainda Estou Aqui”
- 4 filmes brasileiros indicados ao Oscar de melhor filme internacional antes de “Ainda Estou Aqui”
- Selton Mello chora em coletiva de imprensa do filme em São Paulo
- Walter Salles dá detalhes da campanha do filme pelo Oscar 2025
Baseado no livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, “Ainda Estou Aqui” é o filme escolhido para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar. Pela primeira vez desde “Central do Brasil” (1998), também de Walter Salles, o país tem chances reais de indicação como melhor filme internacional. Também está cotado para melhor direção, roteiro e atriz.
Veja o trailer de “Ainda Estou Aqui”!
O longa-metragem conta a história da família de Marcelo Rubens Paiva durante a ditadura militar, quando o pai do autor foi sequestrado, torturado e assassinado pelos militares. A história foca, sobretudo, na luta de sua mãe, Eunice, para saber o paradeiro do marido. A família ficou sem respostas por décadas.
O elenco conta com Selton Mello, Marjorie Estiano, Humberto Carrão, Maeve Jinkins, Dan Stulbach, Thelmo Fernandes, Daniel Dantas, Charles Fricks e Maitê Padilha, além de uma participação especial de Fernanda Montenegro.