O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, que estreia em 7 de novembro nos cinemas, é um dos favoritos para a lista de indicados ao Oscar de melhor filme internacional. Ele pode se tornar o primeiro representante brasileiro na categoria desde “Central do Brasil” (1998), que é do mesmo diretor, Walter Salles.
Leia mais:
- Conheça as 9 principais concorrentes de Fernanda Torres na corrida pelo Oscar 2025
- Mais um! “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, ganha prêmio no Canadá
- Fernanda Torres avalia sua chance no Oscar: “um milagre”
- Oscar tira Fernanda Torres do elenco de “Vale Tudo”; entenda a mudança!
Embora a indicação de “Ainda Estou Aqui” seja dada como praticamente certa, o filme ainda assim terá que derrotar representantes do mundo inteiro. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas só seleciona cinco longas-metragens para esta categoria. Conheça os principais concorrentes!
Os concorrentes de “Ainda Estou Aqui”
1. “Armand” (Noruega)
O filme do cineasta Halfdan Ullmann Tøndel ganhou o troféu “Golden Camera” no Festival de Cannes e conta a história de um menino de seis anos acusado de ultrapassar os limites de seu melhor amigo na escola primária. O longa tem marcado presença no circuito de festivais internacionais, o que fortalece seu nome para o Oscar.
2. “Dahomey” (Senegal)
Esse aqui foi o grande vencedor do Urso de Ouro, o prêmio máximo do Festival de Berlim. É um documentário, dirigido por Mati Diop, sobre 26 tesouros reais saqueados do Reino do Daomé e exibidos em museus de Paris.
3. “Emilia Perez” (França)
O musical do cineasta Jacques Audiard sobre um narcotraficante que passa por transição de gênero foi um dos destaques do Festival de Cannes. Ele ganhou o Prêmio do Júri e o prêmio de melhor atriz – dividido por todo seu elenco feminino, Zoe Saldana, Selena Gomez, Karla Sofía Gascón e Adriana Paz. A Netflix promete fazer uma grande campanha para garantir o máximo de indicações possível para “Emilia Perez”.
4. “A Garota da Agulha” (Dinamarca)
O drama de Magnus von Horn ganhou quase todos os prêmios no Festival Polonês e foi selecionado para a mostra competitiva do Festival de Cannes. O filme tem aparecido nas listas de apostas. A história se passa em Copenhague, em 1919, e acompanha uma jovem que fica desempregada e grávida ao mesmo tempo, em meio a conflitos em sua vida amorosa. Ela decide dar o bebê para adoção, mas descobre um negócio sinistro.
5. “The Seed of the Sacred Fig” (Alemanha)
Ganhador do Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes, o filme do diretor Mohammad Rasoulof conta a história de um juiz que luta contra a paranoia no Teerã quando sua arma desaparece e ele suspeita de sua esposa e de suas filhas. O longa está com 93% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgará a lista completa de indicados em 17 de janeiro.