in ,

Agnes Nunes e Xamã fazem pocket show de lançamento do EP “Elas por Elas” em São Paulo


“Elas por Elas”, um projeto que nasceu por acaso, foi oficialmente lançado nesta sexta-feira (2). Mas na noite anterior, Agnes Nunes e Xamã subiram ao palco do JAI Club para um pocket show onde mostraram as quatro canções do EP colaborativo.

Foto: Talita Alencar

O conceito do projeto foi concebido para fazer uma homenagem às mulheres. “Cida”, o primeiro single, foi uma homenagem à mãe de Agnes. “Rose”, segunda amostra, foi dedicada à mãe adotiva de Xamã. Já “Sônia” foi escrita para a mãe biológica do rapper. A quarta e última música foi lançada oficialmente nesta sexta. “Dolores” é a única faixa que não foi escrita para uma mulher real.

“‘Dolores’ surgiu meio que por conta da sociedade, por tudo que tem acontecido atualmente. Eu, particularmente, tenho um público LGBT grande e a gente fala sobre um casal de lésbicas que se amam muito, mas uma delas não suporta a pressão da sociedade e acaba cometendo suicídio. É uma música bem melancólica”, conta Agnes, que tem apenas 17 anos e conheceu Xamã pela internet.

“A primeira vez que a gente se viu foi no Rio de Janeiro e já começamos a gravar. Até então era só um trabalho. Mas tivemos uma conexão sinistra, como se a gente já se conhecesse há muito tempo. E na coisa de um mostrar o material pro outro, quando demos conta já tínhamos quatro músicas. Eu já pensava na ideia de homenagear as mulheres, mas não conseguia amadurecer a ideia. Ela foi fundamental nesse processo”, garante Xamã.

As influências da MPB são facilmente identificáveis na música de Agnes, enquanto que Xamã vem de uma linhagem de rap. Como os estilos dialogam bem um com o outro, essa mistura de sons não foi um complicador, mas sim um combustível a mais. “Para mim talvez tenha sido maior o desafio porque venho do rap, do underground, do hardcore. E aí tive que diminuir minha velocidade. Eu tinha muitas composições que não me imaginava cantando. E a Agnes me deu uma coragem, um suporte que nunca tive. Ela me acrescentou muito como artista.”

Além do EP, os artistas têm projetos solo encaminhados. Enquanto Agnes prepara novas músicas que deverão ser lançadas ao longo dos próximos meses, Xamã já tem o álbum “Poemas e Amores Roubados” na manga. Além disso, o rapper prepara sua apresentação – com banda completa – no Rock in Rio, onde promete levar muito rap e até mesmo rock. “Com direito à roda de punk e pular na galera”, garante.

Veja algumas fotos do evento de lançamento de “Elas por Elas” e confira a live que rolou no Facebook (créditos: Talita Alencar):