Em meio a pandemia do novo coronavírus, a cantora Mariana Fagundespromoveu uma verdadeira aglomeração, em seu show na cidade de Tailândia, no Pará, no sábado. Nas imagens postadas pela própria artista no Instagram, é possível identificar uma multidão no evento, que foi provido pela prefeitura da cidade, contrariando todos os protocolos de distanciamento social.
O show fez parte da “Exportai 2020”, exposição agropecuária realizada pelo Sindicato Rural. “Lancei essa musica e nem pude fazer meus shows cantando ela. Mas hoje eu voltei pro palco e foi assim brigada brigada brigada! Só Deus sabe, viu!”, escreveu Mariana na legenda da gravação. A assessoria da cantora disse que esta foi a primeira apresentação da artista após oito meses.
O evento causou indignação e dividiu opinião nas redes sociais. Seguida por 308 mil pessoas no Instagram, Mariana recebeu críticas na postagem do vídeo, que conta mais de 105 mil visualizações. O maior número de views na rede da artista mato-grossense-do-sul. No domingo, ela bloqueou os comentários da postagem devido a repercussão negativa.
Mariana Fagundes em show na pandemia. Foto: Instagram
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) disse que cada município tem responsabilidade própria pela liberação e fiscalização de eventos. Já a prefeitura de Tailândia disse que a atração seguiu todos os protocolos e medidas de controle sanitário tais como medição de temperatura e distribuição de máscara e de álcool em gel. Apesar disso, no vídeo publicado com Mariana, o público do evento aparece sem máscara e todos próximos uns dos outros.
De acordo com a prefeitura de Tailândia, a taxa de contágio do novo coronavírus no município está em queda desde maio. Por lá, a pandemia deixou 45 mortos e, dos infectados, 2.310 estão recuperados. A taxa de letalidade do município também se mantém baixa, com taxa de 1,62%, com taxa de ocupação de leitos no estado de 49%.