A velocidade da Rihanna em lançar álbuns sequentemente desde 2005 tornou-se um assunto questionável na indústria musical, que seguia a rotina de cada artista aparecer com um novo produto a cada três ou quatro anos. Para o agente de Rihanna esperar tanto para lançar um disco novo não é mais viável.
Em entrevista à BBC, Jay Brown explicou: “Os fãs querem novos materiais o tempo todo”. Ao lado da artista desde que ela assinou um contrato com a Island Def Jam em 2005, ele adicionou: “Eu acho que o artista se torna descartável ao lançar um álbum a cada três anos”.
Rihanna está prestes a lançar seu sexto álbum de estúdio com seis anos de carreira e tem apenas 23 anos. Sobre isso, Brown foi direto: “A gente não força ela. Ela vai para o estúdio porque gosta”. Ele também acredita que o formato de lançar o disco com poucas faixas é um bom caminho: “Veja bem, ninguém quer ter que pular as faixas quando compra um álbum. Se há músicas demais, você tenta diminuir o tempo de duração”.
Ainda sobre o tempo da duração de um disco, Jay Brown lembrou do álbum lançado por Sarah McLachlan em 1997, que tinha apenas 10 faixas e com duração total de 41 minutos. “Esse trabalho foi vencedor do Grammy numa época em que as gravadoras queriam fazer dinheiro de todos os jeitos e lotava os CDs em sua capacidade máxima, de 80 minutos.”, recordou. Rihanna seguiu o exemplo e “Talk That Talk” tem pouco mais de 35 minutos em sua versão normal. “Quando estávamos decidindo as faixas do disco, eu não estava pensando em minutos e segundos. Eu só queria ter a certeza de que era uma máquina de hits.”, concluiu.
Apresentado pela canção “We Found Love”, que está em sua segunda semana no topo da Billboard Hot 100, o novo álbum de Rihanna já ganha seu segundo single hoje, 11, com o lançamento da faixa “You Da One”. A data de lançamento mundial do “Talk That Talk” é no dia 21 de novembro.