Depois de confirmar os primeiros nomes da edição de 2025 em abril, o AFROPUNK BR anunciou mais três atrações nesta semana. Para celebrar os 40 anos da AFRO Axé Music, gênero que se originou nos guetos de Salvador em meados dos anos 1980, o festival terá um show comemorativo comandando por Tatau e os convidados Lazzo Matumbi e Márcia Short. Entenda como será o show e saiba como comprar ingressos!
LEIA MAIS
Idealizado pela IDW Entretenimento e com direção artística de Gil Alves, o espetáculo “40 anos da AFRO Axé Music: Tatau convida Márcia Short e Lazzo Matumbi” será uma homenagem à história de um dos gêneros mais revolucionários da música popular brasileira. O projeto celebra as vozes, os corpos e os pensamentos negros que deram forma à Axé Music, muito antes dela ser reconhecida como tal.
O grande show será como um verdadeiro mergulho profundo nas raízes do movimento que, nascido das ruas, terreiros e blocos afro da Bahia, moldou o imaginário musical brasileiro e conquistou o país a partir da década de 1980. Inicialmente taxada de forma pejorativa e recebida pela imprensa tradicional com preconceito e desconfiança, a Axé Music rapidamente se consolidou como uma força estética, política e mercadológica, marcada por fusões rítmicas entre samba-reggae, ijexá, frevo, pop e MPB e, principalmente, por seu DNA indiscutivelmente negro.
Tatau
Tatau, o anfitrião de “40 anos da AFRO Axé Music”, além de ter sido um dos mais celebrados vocalistas do grupo AraKetu, ele foi também responsável por sucessos que marcaram o país, como “Protesto Olodum”, “Mal-Acostumado”, “Cobertor”, “Pipoca”, “Toma Lá Dá Cá”, “Ara Ketu Bom Demais”, entre muitos outros.

Tatau. Foto: Divulgação
Seu legado, no entanto, vai além do que cantou. Canções de Tatau também foram gravadas por outros artistas da Axé Music, como Ivete Sangalo, Netinho e Chiclete com Banana, mostrando que sua contribuição para o gênero é mais profunda do que o imaginário popular do Sudeste costuma reconhecer.
“Esse show é muito especial pra mim. É uma oportunidade de mostrar não só os sucessos que as pessoas conhecem na minha voz, mas também o que compus e vive nas vozes de outros. Estar ao lado de Márcia e Lazzo é um presente. A gente representa a essência de um movimento que nasceu da luta, da alegria e da criatividade preta baiana,” comemora.
Márcia Short
Um das mais lindas e mais potentes vozes da música baiana, Márcia Short foi vocalista da histórica Banda Mel, grupo que ajudou a difundir os blocos afro em todo o país e responsável por alguns dos maiores hinos da Axé Music, como “Prefixo de Verão” , “Baianidade Nagô”, e uma das regravações mais importantes de “Faraó Divindade do Egito”, originalmente lançada pelo Olodum.

Márcia Short. Foto: Divulgação
Márcia foi pioneira ao ocupar com protagonismo espaços em um circuito frequentemente marcado pela invisibilização das mulheres negras. Ela comentou a oportunidade de subir ao palco do AFROPUNK BR para contar a história da Axé Music:
“Sempre me perguntei quem escolhe os porta-vozes da nossa música. A axé music é preta, é de mulher preta, é de povo de rua. Estar nesse palco do AFROPUNK contando essa história com Tatau e Lazzo é dizer que a gente sempre esteve aqui, cantando, criando, resistindo.”
Lazzo Matumbi
Lazzo Matumbi: uma verdadeira autoridade quando se fala em música baiana e brasileira. O artista soma ao espetáculo o peso e a poesia de uma trajetória que mescla arte e ativismo. Ex-vocalista do lendário bloco afro Ilê Aiyê, Lazzo incorporou a filosofia iorubá à música baiana, lançando provocações sobre o racismo, a desigualdade e a espiritualidade negra.

Lazzo Matumbi. Foto: Divulgação
Sua participação amplia o campo simbólico do show, reforçando que o axé é, antes de tudo, expressão política e espiritual de um povo que transformou a dor em celebração.
“Antes de ser axé, já era tambor. Já era luta. Já era bloco na rua, ancestralidade na pele, canto de liberdade. Esse show é um gesto bonito de escuta e de memória. É preciso lembrar quem construiu tudo isso”.
BaianaSystem e Sister Nancy protagonizam encontro inédito
Além da celebração aos 40 anos da afro Axé Music, o AFROPUNK BR 2025 ainda contará com outro grande encontro: BaianaSystem e Sister Nancy, lenda viva do dancehall jamaicano. As duas atrações subirão juntas ao palco do festival em um show inédito que simboliza o reencontro entre duas forças criativas forjadas na linguagem dos sound systems e do dub.

Foto: Divulgação Afropunk Brasil
Pela primeira vez na Bahia, Sister Nancy é uma figura fundamental do reggae e primeira mulher a se destacar no dancehall jamaicano. Ela é um verdadeiro ícone de resistência em um gênero historicamente dominado por homens. Um de seus maiores sucessos, a faixa “Bam Bam”, que já foi sampleada por artistas como Lauryn Hill, Jay-Z, Kanye West e Run-DMC, é considerada um hino transgeracional e foi eleita pela Pitchfork como a melhor música de dancehall de todos os tempos.
O encontro de Sister Nancy com o BaianaSystem não apenas celebra a sua influência, como também reconecta a banda baiana com suas origens fundadoras.
AFROPUNK BR 2025 ainda terá Jorja Smith, Liniker, Tems, BK’, Péricles e mais
A quinta edição do AFROPUNK Brasil acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro, no Parque de Exposições de Salvador. O festival apresenta um line-up atento e descentralizado, com nomes de peso das cenas internacionais e nacionais.
O show “40 anos da AFRO Axé Music: Tatau convida Márcia Short e Lazzo Matumbi” e o encontro entre Sister Nancy e BaianaSystem completam a programação, que este ano reúne artistas como Tems, Jorja Smith, BK’, Péricles, Liniker, ÀTTØØXXÁ, Budah, Núbia convida Muzenza, MC Luanna, Os Garotin, e os DJs Boneka e Umiranda.
Ingressos
A venda de ingressos para o AFROPUNK BR 2025 já está liberada, tanto para o setor ARENA como para o setor LOUNGE. Há ingressos na modalidade Passaporte, que dá acesso aos dois dias de evento, assim como ingressos separados por dia. O Ingresso Social também está disponível para compra, assim como as opções de meia-entrada.
Arena: Espaço amplo com frente de palco garantida pra colar com a galera nesse grande movimento que é o AFROPUNK. A Arena conta ainda com: Área exclusiva para PCD e ativações de marcas
Lounge: Com estrutura de acomodação própria, o espaço oferece mais conforto e serviços ampliados. Inclui: Acesso à frente do palco Gira; Espaço para PCD; Banheiros climatizados; Área de gastronomia exclusiva; Área de descanso.
SERVIÇO
AFROPUNK Brasil 2025
Datas: 8 e 9 de novembro de 2025
Local: Parque de Exposições de Salvador
Ingressos: https://afropunk.byinti.com
