in ,

Afinal, quem criou o “devil horns”, o famoso sinal do chifre do diabo?

Geezer Butler, do Black Sabbath, voltou a falar sobre ser o real inventor do símbolo, contrariando a ideia de que o mesmo teria sido criado por Dio

Dio "roubou" o sinal do chifre, nome de álbuns e de música, segundo Geezer Butler | Foto: Getty Images

Geezer Butler, do Black Sabbath, voltou a falar sobre ser o real inventor do “devil horns”, o famoso sinal do chifre do diabo com as mãos – contrariando a ideia de que o símbolo teria sido criado pelo saudoso Ronnie James Dio. Butler concedeu uma entrevista The Rock Experience com o apresentador Mike Brunn, onde diz que começou a fazer o gesto frequentemente na música “Black Sabbath”, quando integrava a banda liderada por Ozzy Osbourne.

LEIA MAIS: 

Dio “roubou” o sinal do chifre, nome de álbuns e de música, segundo Geezer Butler | Foto: Getty Images

Ele disse (via Blabbermouth):

“Era uma coisa minha. Desde 1968, eu fazia o gesto do chifre do diabo. E quando Ronnie entrou para a banda, em nosso primeiro show ao vivo, todo mundo estava fazendo o sinal de paz do Ozzy para ele, que não sabia como responder. E ele me viu fazendo o gesto do chifre do diabo na música ‘Black Sabbath’. E algumas noites depois, ele disse: ‘Não consigo fazer o sinal de paz do Ozzy. Você se importa se eu usar o que você está fazendo, o gesto do chifre do diabo?’ Eu disse: ‘Sim, vá em frente.’ Então ele fez isso em todas as músicas e tornou isso popular”.

Também em 2021, na SiriusXM, ele falou sobre o assunto: “Eu tenho feito esse sinal desde – eu tenho fotos minhas fazendo isso desde 1971. E eu sempre costumava fazer isso no colapso da música ‘Black Sabbath’ – pouco antes disso. E nos primeiros shows da turnê ‘Heaven And Hell’, Ronnie estava dizendo: ‘Quando eu subo no palco, todo mundo está fazendo o mesmo sinal de paz para mim, e isso é uma coisa do Ozzy. Eu sinto que deveria estar fazendo algo de volta para eles.’ Ele perguntou:  ‘Que sinal é esse que você faz em ‘Black Sabbath?’ E eu mostrei a ele o sinal dos chifres do diabo. E ele começou a fazer isso a partir daí e o tornou famoso.”

LEIA MAIS:

Questionado sobre por que ele nunca havia revelado publicamente que era o responsável por mostrar a Dio os chifres do diabo, Butler disse: “Eu realmente não pensei muito nisso. Tenho fotos minhas fazendo isso em 1971. E era apenas uma alternativa aos sinais de paz de Ozzy, eu estava fazendo isso. E se você olhar para a capa do álbum ‘Yellow Submarine’ [dos BEATLES], o personagem de desenho animado de John Lennon está fazendo isso, em 1966 ou o que quer que seja. Então é um sinal antigo. Eu só estava fazendo isso porque [o ocultista inglês] Aleister Crowley costumava fazer isso.”

De acordo com o baixista, o símbolo não é a única coisa “injustamente” creditada a Ronnie. Nomes de músicas e estilo de autógrafos, segundo Geezer, também foram copiados: “Ele era muito travesso com coisas assim.”. Questionado se ele já confrontou Ronnie sobre isso, Geezer disse: “Nah. Apenas sobre o sinal do chifre do diabo.”