Durante essa semana, Paul McCartney fez em um curto espaço de tempo, ações bem interessantes para promover o lançamento do seu novo álbum em setembro e turnê mundial também no mesmo mês. Observamos as estratégias e elas seguem detalhadas em seguida:
– Duas faixas do novo álbum, “Egypt Station”, foram lançadas em junho;
– Em julho, Paul realizou uma espécie de “concurso” para selecionar fãs para participarem de um show intimista no Abbey Road Studios (antigo EMI Studios). A ação consistia em uma gravação de vídeo explicando o porquê de serem escolhidos para esse momento;
– Quarenta e nove anos depois de atravessar a Abbey Road com The Beatles , cena que eternizou a capa do álbum que leva o nome da rua, Paul cruzou na terça (24), a mesma faixa de pedestres e a cena foi postada no Instagram;
– O show intimista no Abbey Road Studios foi gravado para o Spotify ;
– Hoje (26), o artista surpreendeu os fãs ao anunciar um pequeno show gratuito através do Twitter no The Cavern Club, o bar em Liverpool onde os Beatles iniciaram a sua carreira há mais de 50 anos;
– O novo álbum foi lançado dia 7 de setembro e as ações de divulgação começaram 3 meses antes.
- Agora, veja as ações de lançamento do novo álbum:
– Foi realizado um show na Grand Central Terminal, uma estação, para ser uma alusão ao nome do álbum “Egypt Station”;
– E o local desse show só foi divulgado aos compradores do ingresso horas antes da apresentação;
– O show foi transmitido ao vivo pelo @youtube e está salvo no canal do artista em diferentes faixas. Ao todo, foram 24 músicas sendo apenas 3 do novo álbum;
Visualizar esta foto no Instagram.
Uma publicação compartilhada por Paul McCartney (@paulmccartney) em
– Todas as músicas novas do álbum possuem Lyric Videos;
– Também há o “Words Between The Tracks” na tradução livre, “palavras entre as faixas”, nada mais é do que a explicação de Paul para cada faixa, sobre o que ele queria transmitir em cada composição;
– Há uma composição específica para o Brasil, “Back in Brazil”. E ontem, Paul McCartney também lançou um clipe específico dessa música, que foi gravado em Salvador e disponibilizado na página do Facebook do artista.
Paul McCartney é um artista que sempre se reinventa mesmo sendo considerado um cantor “consolidado”.
Desde o pré-lançamento do álbum, foram inúmeras estratégias de divulgação que conseguiram reunir nessas ações elementos fortíssimos: música, fãs e história; tornando-se um case inspirador.
De uma maneira super simples, nos mostrou que o planejamento artístico está acessível à todos, seja como nome consolidado na música ou em ascensão; e que a valorização da história é fundamental para a carreira.