Adriana Restrepo liderará o trabalho do IFPI na região da América Latina e Caribe a partir de 1º de fevereiro para promover o valor da música gravada, expandir seus usos comerciais e fazer campanha pelos direitos dos produtores musicais. Reportando-se a Frances Moore, Diretor Executivo da IFPI, ela chefiará o escritório regional da IFPI em Miami, EUA.
Leia Mais:
- Anitta é destaque em nova edição de revista do IFPI
- IFPI aponta que as pessoas ouvem mais música do que antes
- IFPI divulga lista dos 10 artistas mais vendidos mundialmente em 2021
Antes de assumir o cargo no IFPI, Adriana foi presidente da Sony Music Andes, supervisionando as operações estratégicas da empresa na região andina, que inclui Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Antes, ela foi presidente da Codiscos, uma das maiores empresas da América Latina gravadoras e editoras independentes mais antigas.
Durante esse tempo, ela atuou no IFPI Latin America & Caribbean Board (2015-2019), cumprindo o papel de presidente, trazendo sua riqueza de experiência como uma figura de destaque na cena musical independente da região. Entre 2018 e 2020, Adriana atuou no Conselho Principal do IFPI, fornecendo informações cruciais sobre o crescimento e desenvolvimento do mercado latino-americano de música gravada.
Adriana assume o cargo de Javier Asensio, que atuava como Diretor Regional desde 2011 e deixou o cargo no final de 2022 para retornar à Espanha, seu país natal.
“Tendo trabalhado diretamente com Adriana por vários anos em nossos conselhos, conheço em primeira mão o nível de paixão, compromisso e conhecimento do setor musical latino-americano que ela traz para o papel. A região continua em um caminho de forte crescimento com uma das culturas musicais mais vibrantes e influentes do mundo. Nossa prioridade é garantir que as fundações certas sejam implementadas em toda a região para garantir que isso seja sustentável a longo prazo e que o valor justo seja devolvido pelo uso da música latino-americana em todas as suas formas. Não tenho dúvidas de que sob a liderança de Adriana daremos grandes passos nesse sentido”, disse Frances Moore, CEO da IFPI.
“Também gostaria de agradecer a Javier, que tem sido excelente em supervisionar nosso trabalho na região por mais de uma década e conquistou tanto durante um período de rápidas mudanças e evolução no mercado”, complementa.
“Estou muito honrada em fazer parte da equipe do IFPI como sua nova Diretora Regional para a América Latina e o Caribe. A região vive um momento estelar devido à produção massiva de novos talentos para o mundo inteiro. Vou continuar o bom trabalho desenvolvido por Javier com os Grupos Nacionais e as organizações de gestão coletiva buscando alcançar novas metas em benefício dos membros do IFPI”, declara Adriana Restrepo.
“Sentiremos falta de Adriana aqui na Sony Music Latin Iberia, mas estamos entusiasmados em saber que seu profissionalismo e experiência estarão a serviço de toda a música latina. indústria em sua nova função. Nós desejamos a ela tudo de melhor”, afirma Afo Verde, Presidente e CEO da América Latina, Espanha e Portugal, Sony Music Entertainment.
“Adriana traz experiência, conhecimento e uma grande capacidade de trabalho, em um momento em que os desafios que enfrentamos na América Latina continuam sendo enormes. Ninguém melhor do que ela para continuar o grande trabalho feito por Javier Asensio na última década. Damos as boas-vindas a Adriana neste novo e importante papel”, disse Jesús López, Chairman & CEO, Universal Music Latin America & Iberian Peninsula, Universal Music Group.
“Conheço Adriana há muitos anos e acredito que ela tem as qualidades e o compromisso certos para liderar e executar a agenda de nossa indústria na região nos próximos anos. Todos na Warner Music lhe dão as boas-vindas e desejam o melhor em seu novo papel”, declara Alejandro Duque, presidente da Warner Music Latin America.
As receitas de música gravada na América Latina cresceram 31% em 2021, a maior taxa de crescimento anual da região. Foi o 12º ano consecutivo de crescimento e a receita ultrapassou US$ 1 bilhão pela primeira vez.