in

Adriana Restrepo foi nomeada Diretora Regional da América Latina e Caribe do IFPI 

A executiva tem como missão  promover o valor da música gravada, expandir seus usos comerciais e fazer campanha pelos direitos dos produtores musicais

Foto: Divulgação

Adriana Restrepo liderará o trabalho do IFPI na região da América Latina e Caribe a partir de 1º de fevereiro para promover o valor da música gravada, expandir seus usos comerciais e fazer campanha pelos direitos dos produtores musicais. Reportando-se a Frances Moore, Diretor Executivo da IFPI, ela chefiará o escritório regional da IFPI em Miami, EUA.

Leia Mais:

Antes de assumir o cargo no IFPI, Adriana foi presidente da Sony Music Andes, supervisionando as operações estratégicas da empresa na região andina, que inclui Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Antes, ela foi presidente da Codiscos, uma das maiores empresas da América Latina gravadoras e editoras independentes mais antigas.

Durante esse tempo, ela atuou no IFPI Latin America & Caribbean Board (2015-2019), cumprindo o papel de presidente, trazendo sua riqueza de experiência como uma figura de destaque na cena musical independente da região. Entre 2018 e 2020, Adriana atuou no Conselho Principal do IFPI, fornecendo informações cruciais sobre o crescimento e desenvolvimento do mercado latino-americano de música gravada.

Adriana assume o cargo de Javier Asensio, que atuava como Diretor Regional desde 2011 e deixou o cargo no final de 2022 para retornar à Espanha, seu país natal.

“Tendo trabalhado diretamente com Adriana por vários anos em nossos conselhos, conheço em primeira mão o nível de paixão, compromisso e conhecimento do setor musical latino-americano que ela traz para o papel.  A região continua em um caminho de forte crescimento com uma das culturas musicais mais vibrantes e influentes do mundo. Nossa prioridade é garantir que as fundações certas sejam implementadas em toda a região para garantir que isso seja sustentável a longo prazo e que o valor justo seja devolvido pelo uso da música latino-americana em todas as suas formas. Não tenho dúvidas de que sob a liderança de Adriana daremos grandes passos nesse sentido”, disse Frances Moore, CEO da IFPI. 

“Também gostaria de agradecer a Javier, que tem sido excelente em supervisionar nosso trabalho na região por mais de uma década e conquistou tanto durante um período de rápidas mudanças e evolução no mercado”, complementa.

Frances Moore, IFPI
Frances Moore, IFPI.

“Estou muito honrada em fazer parte da equipe do IFPI como sua nova Diretora Regional para a América Latina e o Caribe. A região vive um momento estelar devido à produção massiva de novos talentos para o mundo inteiro. Vou continuar o bom trabalho desenvolvido por Javier com os Grupos Nacionais e as organizações de gestão coletiva buscando alcançar novas metas em benefício dos membros do IFPI”, declara Adriana Restrepo.

Adriana Restrepo, Diretora Regional da América Latina e Caribe do IFPI. Foto: Divulgação

“Sentiremos falta de Adriana aqui na Sony Music Latin Iberia, mas estamos entusiasmados em saber que seu profissionalismo e experiência estarão a serviço de toda a música latina. indústria em sua nova função. Nós desejamos a ela tudo de melhor”,  afirma Afo Verde, Presidente e CEO da América Latina, Espanha e Portugal, Sony Music Entertainment.

Afo Verde, Presidente e CEO da América Latina, Espanha e Portugal, Sony Music Entertainment. Foto: Divulgação

“Adriana traz experiência, conhecimento e uma grande capacidade de trabalho, em um momento em que os desafios que enfrentamos na América Latina continuam sendo enormes. Ninguém melhor do que ela para continuar o grande trabalho feito por Javier Asensio na última década. Damos as boas-vindas a Adriana neste novo e importante papel”, disse Jesús López, Chairman & CEO, Universal Music Latin America & Iberian Peninsula, Universal Music Group.

Jesús López, Chairman & CEO, Universal Music Latin America & Iberian Peninsula, Universal Music Group. Foto: Divulgação

“Conheço Adriana há muitos anos e acredito que ela tem as qualidades e o compromisso certos para liderar e executar a agenda de nossa indústria na região nos próximos anos. Todos na Warner Music lhe dão as boas-vindas e desejam o melhor em seu novo papel”,  declara Alejandro Duque, presidente da Warner Music Latin America.

Leila Oliveira é a nova presidente da Warner Music Brasil
Alejandro Duque, presidente da Warner Music Latin America. Foto: Divulgação

As receitas de música gravada na América Latina cresceram 31% em 2021, a maior taxa de crescimento anual da região. Foi o 12º ano consecutivo de crescimento e a receita ultrapassou US$ 1 bilhão pela primeira vez.