Enquanto muita gente comemorou a tímida aparição de Adele nas redes sociais, em uma publicação usando um penteado africado conhecido como Nós Bantu e um biquíni com a bandeira da Jamaica, outras tantas pessoas estão criticando a cantora britânica exatamente por esses itens, apontando apropriação cultural por parte dela.
Na publicação, Adele celebrava o dia que aconteceria o tradicional Carnaval de Notting Hill, em Londres, e mostrou sua nova silhueta em um biquíni com a bandeira da Jamaica e plumas amarelas em suas costas.
Mas a reação de boa parte da internet não foi tão receptiva e festiva quanto a cantora quis ser com sua publicação.
Apropriação cultural de Adele?
A questão de apropriação cultural tem ganhado cada vez mais espaço, principalmente na internet, e é extremamente apontado quando pessoas brancas se utilizam de coisas, costumes, roupas, itens de qualquer tipo da cultura africana e recebem elogios. Em contrapartida, pessoas pretas, que usam dos mesmos itens, como tranças no cabelo, recebem críticas e são taxados de “feios”.
Com Adele, a questão principal foi o uso dos chamados Nós Bantu no cabelo. O penteado, que são pequenos coques, é inspirado em um grupo etnolinguístico africano e foi apontado que esse tipo de atitude é sim uma apropriação cultural.
“Se 2020 não pudesse ficar mais bizarro, Adele está nos dando Nós Bantu e apropriação cultural que ninguém pediu. Isso oficialmente marca todas as principais mulheres brancas do Pop como problemáticas. Odeio ver isso”, afirmou o jornalista Ernest Owens.
If 2020 couldn’t get anymore bizarre, Adele is giving us Bantu knots and cultural appropriation that nobody asked for.
This officially marks all of the top white women in pop as problematic.
Hate to see it. pic.twitter.com/N9CqPqh7GX
— Ernest Owens (@MrErnestOwens) August 30, 2020
“Queridas pessoas brancas, por favor sejam apenas vocês e parem com isso pelo bem da apropriação cultural. Adele, os Nós Bantu foram desnecessários. O biquíni com a bandeira da jamaica foi desnecessário… Por favor, apenas parem”, escreveu outro usuário do Twitter.
Claro, muitas pessoas também saíram em defesa de Adele, que até o presente momento ainda não se pronunciou sobre as polêmicas e acusação de apropriação cultural.