Já não é segredo que Adele teve um momento de dificuldade de criação durante sua pausa entre os álbuns “21” e o “25”. A cantora falou abertamente sobre a fase para a revista Rolling Stone e revelou qual CD a ajudou no processo de retorno à composição.
“Sabe o que eu acho de tão incrível sobre este disco [“Ray Of Light”]? Este foi o álbum que Madonna escreveu após ter seu primeiro filho e, para mim, é o seu melhor. Eu estava perdida depois de ter um filho, apenas porque meus hormônios estavam nas alturas e coisas do tipo. Eu não estava conseguindo achar muitos exemplos para me espelhar que eu pudesse dizer ‘eles voltaram a si’ até que alguém falou ‘obviamente Ray of Light'”, comentou revelando que ouviu o disco diversas vezes e foi conquistada por “Frozen”. “Eu peguei aquela música para mim como ‘eu tenho minha confiança de volta para retornar e ser eu mesma novamente”, disse.
Na entrevista, Adele afirmou ainda que pretende fazer uma turnê, mas que se pergunta se o esforço de shows contínuos trariam de volta os problemas nos nódulos na garganta tratados com cirurgia. “Se minha garganta escangalha novamente, então nunca mais serei capaz de fazer turnê de novo. Serei capaz de concertá-la e trabalhar em estúdio, mas eu quero fazer algo, falhar nisso e depois temer demais para tentar de novo?”, revelou.