in ,

Ação de plágio contra Taylor Swift é desengavetada nos Estados Unidos


Parece que o drama legal sobre um possível plágio de “Shake it Off” (2014) não está encerrado. Em fevereiro, o juiz Michael W Fitzgerald encerrou o processo movido pelos compositores Sean Hall e Nathan Butler por acreditar que a letra do sucesso de Taylor Swift não possui similaridades suficientes com “Playas Gon’ Play” lançado pelo trio feminino 3LW em 2001. Agora, o processo foi desengavetado para nova análise.

O trecho que os compositores asseguram terem sido copiados por Taylor está no refrão de ambas as músicas. Em “Playas Gon’ Play”, as cantoras mandam “Playas, they gonna play / And haters, they gonna hate / Ballers, they gonna ball / Shot callers, they gonna call”. Em “Shake It Off”, Taylor canta: “‘Cause the players gonna play, play, play, play, play / And the haters gonna hate, hate, hate, hate, hate / Baby, I’m just gonna shake, shake, shake, shake, shake / I shake it off, I shake it off”.

Segundo a Billboard, na época, o juíz declarou que a combinação das palavras “players”, “haters” e “player” e “hater” não era suficiente para assegurar o plágio. Em nova decisão, um painel de três juízes da Nona Corte acredita que a decisão foi precipitada. “Para que essas frases curtas sejam protegidas pela Lei de Direitos Autorais, elas devem ser mais criativas do que as letras em questão aqui (…) Como a ausência de originalidade não é estabelecida na face da reclamação nem nas questões notificadas judicialmente, revertemos a demissão do tribunal distrital”, diz texto da decisão tomada nesta segunda-feira (28).

Ainda não há data para um novo julgamento.