Analisando o cenário cada vez mais comum de lançamentos de parcerias musicais, Abramus e Tratore reuniram 3 pontos vantojosos dessa estratégia e como ela pode ser utilizada pelos artistas.
Os aspectos principais selecionados são:
- Permeabilidade dos públicos;
- Algoritmos contando a favor;
- Divulgação conjunta.
Permeabilidade dos públicos
De acordo com a Tratore, é importante entender a relação entre o público seu e do convidado, para que a faixa em conjunto seja algo que faça sentido para todas as partes.
Caso sejam artistas do mesmo nicho, sendo um menos conhecido e outro mais conhecido, um “feat” pode ser uma ação interessante para introduzir o trabalho desse menos conhecido a um público maior, além de consolidar o trabalho do mais conhecido.
Caso sejam artistas de gêneros musicais muito diferentes, a colaboração pode ser interessante para quebrar a resistência do público de um ao estilo do outro, possibilitando um diálogo.
Caso sejam artistas de visibilidade semelhante dentro de uma mesma demografia, um “feat” pode potencializar a disseminação da faixa entre esse público.
Quanto menos próxima a relação pessoal entre os artistas, mais comum que seja pedido um cachê prévio pela participação ou uma porcentagem do que for arrecadado com a faixa nas plataformas digitais. É interessante que todas essas questões estejam resolvidas previamente para evitar contratempos futuros.
De toda forma, é muito importante que todos os envolvidos constem corretamente no ISRC (veja mais aqui) da faixa, para que toda a arrecadação de execução pública seja direcionada da maneira certa, lembra a Abramus.
Algoritmos contando a favor
Nas plataformas digitais, os algoritmos que selecionam a experiência do usuário passam a associar de forma mais direta dois artistas que tenham uma faixa em comum, ampliando a permeabilidade de públicos.
Um detalhe importante ao lançar o trabalho é entender se o convidado será artista principal ou não na faixa. Isso implica que a faixa constará como último lançamento dos dois artistas, tendo um destaque maior na página de artista de quem participa.
Da outra forma, o título terá uma visibilidade mais reduzida junto ao público do convidado, restrito à seção “Aparece em” (“appears on”).
Divulgação conjunta
É possível estabelecer com o convidado estratégias conjuntas de divulgação, que beneficie o alcance da colaboração. Isso pode ser desde um post do convidado na ocasião do lançamento quanto um envolvimento maior.
Se um dos artistas tiver mais seguidores, pode ser interessante combinar uma ação especial por lá, se houver essa abertura. Caso haja impulsionamento nas redes sociais, é possível combinar que o artista principal invista em uma campanha na página do convidado e também troquem dados da demografia de público.
Se for um lançamento em que os dois artistas se coloquem como principais, quais serão as ações que cada um fará? É bom ter essas questões também definidas de antemão.
Sobre Tratore
A Tratore é uma distribuidora especializada na viabilização e comercialização de produções musicais. Realizam o envio dos produtos às suas plataformas favoritas de música, além de atendero consumidor de mídias físicas pela loja online Tratore e alguns pontos de venda no Brasil e no mundo.
Sobre Abramus
A ABRAMUS – Associação Brasileira de Música e Artes – é uma associação de gestão coletiva de Direitos Autorais sem fins lucrativos, fundada em 1982.
A associação que possui mais de 60 mil titulares tem como principal objetivo defender os direitos autorais dos artistas da classe Musical, como também da Dramaturgia (Teatro & Dança), do Audiovisual e das Artes Visuais (esta, através de sua coligada AUTVIS).