A Associação Brasileira da Música Independente (ABMI) anunciou na última sexta-feira (19) que iniciará esta semana uma pesquisa de mercado para mapear o setor da música independente brasileira.
Alguns eixos da pesquisa são:
- Participação da música independente no market share nacional;
- Censo com todos os associados da ABMI;
- Estudos de caso;
- Indicadores: empregos gerados, estilos musicais trabalhados, quantidade anual de lançamentos, diversidade de gênero;
- Efeitos da pandemia;
- Tendências do mercado.
“Estamos muito felizes em anunciar esta iniciativa pioneira. Pesquisas de mercado são fundamentais para traçar metas, identificar tendências e orientar políticas públicas. Pela primeira vez desde a criação da ABMI teremos um panorama completo e abrangente do mercado da música gravada independente brasileira.” anuncia Carlos Mills, presidente da ABMI.
A pesquisa será coordenada pelo músico, economista e pesquisador Léo Morel e contará com a participação das empresas Chartmetric e LV Pesquisa. A iniciativa tem o apoio da WIN e da Merlin.
Os associados da ABMI serão contactados pelo Diretor Executivo Sérgio Mendonça a partir desta semana para o agendamento das entrevistas.
Sobre a ABMI
A Associação Brasileira da Música Independente (ABMI) atua não apenas no mercado brasileiro, mas também no mercado internacional aliando-se a outras organizações setoriais da música tendo como objetivo maior a integração do mercado brasileiro ao mercado mundial de música gravada. A ABMI tem cadeira cativa na WIN – Worldwide Independent Network – associação mundial de gravadoras e associações independentes, com mais de 800 associados em todo o mundo.
Além da WIN a ABMI participa ativamente do MERLIN que vem se destacando como um dos mais importantes articulador de negócios da música em ambientes digitais em todo o mundo.