A segunda etapa do GiRo Digital ABMI 2020, marcada para 15 de outubro, terá Salvador como cidade-sede virtual e trará um destaque especial: a apresentação dos resultados da Pesquisa de Mercado da Associação Brasileira da Música Independente (ABMI).
A instituição realizou um mapeamento do setor brasileiro da música independente, que traz números e outras informações e indica tendências para os profissionais da área. As inscrições estão abertas a participantes de todo o país. Para se inscrever, clique aqui.
“Trabalhamos nesta pesquisa com muita dedicação ao longo de três meses e estamos ansiosos para compartilhar com o público do GiRo todas as informações valiosas que extraímos. Essa é uma iniciativa pioneira, que tem como foco principal os produtores independentes e o ambiente digital, mostrando o ranking das plataformas em quantidade de assinantes e a evolução da participação dos artistas e produtores independentes”, conta Carlos Mills, Presidente da ABMI.
O Giro Digital ABMI, que em 2019 foi realizado presencialmente em algumas cidades do país, tem o objetivo de oferecer oficinas de capacitação para plataformas digitais voltadas para profissionais da música. Neste ano, em função da pandemia da COVID-19, o evento acontece inteiramente no ambiente digital e conta com parceiros institucionais das quatro cidade-sede virtuais: São Paulo, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
A Colaboraê, uma casa criativa, cultural, multiplataforma e que fomenta a conexão e aprendizado, é o local escolhido pela ABMI para ser a sede virtual em Salvador do Giro Digital.
A abertura do evento será com Ju Moraes, cantora e compositora e co-fundadora da Colaboraê, falará sobre o espaço e sobre a Economia Criativa em Salvador.
A programação traz outros destaques: Peter Strauss, Gerente de Relações Internacionais, Distribuição e Licenciamento na União Brasileira de Compositores, fala da importância dos identificadores digitais como ISRC, ISWC e EAC, além de outras siglas importantes do negócio da música.
Já Gabriel Lupi, Senior Artist Marketing Manager do Amazon Music Brasil, mostra as últimas novidades da plataforma; e David Dines, músico e produtor da Tratore, traz dicas fundamentais para o lançamento de um single nas plataformas digitais. Outra oficina desta edição será comandada por Maria Rita Neiva, professora de Direito Digital na Universidade Presbiteriana Mackenzie, que facilitará a compreensão de conceitos de direito autoral aplicados ao mundo digital.
A edição deste ano do evento traz ainda uma novidade: a possibilidade de participar de mentorias virtuais com os palestrantes. Carlos Mills, Leo Morel, Maria Rita Neiva, Marina Mattoso, David Dines e Peter Strauss farão cinco mentorias individuais durante 10 minutos cada. Quem optar por participar desses atendimentos deve realizar uma reserva antecipada na hora de adquirir os ingressos, que já estão disponíveis na plataforma Sympla.
Confira abaixo a programação completa do evento e clique aqui para se inscrever:
PROGRAMAÇÃO
9h45 – 10h – Abertura
Palestrante: Ju Moraes
Empresa / Instituição: Colaboraê
10h – 11h – Pesquisa de Mercado da ABMI
Palestrantes: Carlos Mills e Leo Morel
Empresa / Instituição: ABMI
11h – 12h – A importância dos identificadores na cadeira de royalties musicais
Palestrante: Peter Strauss
Empresa / Instituição: UBC
12h – 13h – Dicas para lançamentos de singles
Palestrante: David Dines
Empresa / Instituição: Tratore
13h – 14h – Intervalo para almoço
14h – 15h – Direitos autorais no ambiente digital
Palestrante: Maria Rita Neiva
Empresa / Instituição: Universidade Mackenzie
15h – 16h – Marketing Digital
Palestrante: Marina Mattoso
Empresa / Instituição: Jangada
16h – 17h – Plataformas Digitais: Amazon Music
Palestrante: Gabriel Lupi
Empresa / Instituição: Amazon Music
18h – 19h – Mentorias